Categories: POLITICA

A poucas horas da decisão, governo não consegue converter indecisos

O Partido Progressista (PP) foi o mais assediado pelas investidas do Palácio do Planalto.

A votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff começará em menos de 24 horas e a última investida do governo para tentar converter indecisos dá sinais de fracasso. O último levantamento que circula na Câmara dos Deputados com base em declarações oficiais de lideranças dos partidos aponta, às 19h30, 368 votos a favor do impeachment.

Outro levantamento com base nos 249 discursos feitos em plenário desde a manhã de sexta-feira até a tarde de sábado apontava que 170, ou 68%, haviam demonstrado opinião favorável à saída de Dilma, enquanto 79 se posicionaram contra. O processo seguirá para o Senado se 342 votarem a favor.

O Partido Progressista (PP) foi o mais assediado pelas investidas do Palácio do Planalto. Apesar de ter fechado questão sobre o impeachment, com voto a favor do prosseguimento do processo contra a presidente, alguns deputados permanecem indecisos. Dentro do PP, cinco nomes são cotados como possíveis alvos pelo governo: Dudu Da Fonte (PE), Beto Salame (PA), Mario Negromonte Jr (BA), Cacá Leão (BA) e Waldir Maranhão (MA).

O último promoveu um almoço com ministros dissidentes do PMDB para articular estratégia. Contudo, nas contas da oposição, nem mesmo os cinco votos podem livrar o governo da aprovação do impeachment na Câmara. O problema da presidente é que nem mesmo os cinco são garantidos. Dudu da Fonte vinha atuando fortemente, desde o início, pelo governo. Mas, ao votar contra o partido, perde diretórios em seu estado, Pernambuco. Salame, que acaba de ingressar no partido, também perde diretórios na Bahia se confrontar a decisão oficial.

O último levantamento prevê ainda 16 votos indecisos. ÉPOCA apurou para que direção eles devem migrar. Entre eles, os parlamentares do PR Vinícius Gurgel (AP), Sebastião Oliveira (PE), Wellington Roberto (PB), e os pedetistas Dagoberto (MS) e Ronaldo Lessa (AL) devem votar favoravelmente a Dilma.

A última cartada da presidente, pilotada por Lula, foi apelar nos últimos dias para prefeitos e governadores em busca de ajuda na captação de votos. Flávio Dino (PMDB-MA) e Wellington Dias (PT-PI) entraram em ação. Mas o resultado ainda não se converteu em votos capazes de virar o placar. Diante da ofensiva do governo, o vice Michel Temer, que estava em São Paulo, chegou de manhã a Brasília, onde recebeu parlamentares na residência oficial. Já Lula, que dava expediente no hotel Royal Tulip, voltou para São Paulo no final da tarde.

Além de convocar governadores, o governo também executou uma estratégia de comunicação para tentar criar na opinião pública o sentimento de jogo virado. Contudo, parlamentares avaliam que o principal efeito foi dar esperança à base e à militância, não conseguir votos.

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Pesquisadora da USP denuncia “milícia digital” coordenada por Janja; entenda

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou, nesta terça-feira, 14, sua intenção de apresentar um requerimento…

3 horas ago

Surreal: Barcos de resgate ‘surfam’ ondas de 1,50m no Guaíba para fazer salvamentos; VEJA VÍDEO

O resgate de moradores e animais presos nas enchentes que atingiram o Rio Grande do…

23 horas ago

Trump lidera corrida eleitoral em 5 de 6 estados decisivos, segundo pesquisa do ‘New York Times’

No EUA, 'estados decisivos' são aqueles que não demonstram preferência clara por Trump ou Biden…

23 horas ago

PF cumpre mandados contra organização criminosa em João Pessoa e outras 13 cidades

Segundo a FICCO, os mandados são cumpridos em 14 municípios. A ação tem como objetivo…

23 horas ago

Demissão em massa na Globo atinge experiente jornalista que acaba mudando de profissão

A demissão pela Globo se transformou em uma mudança drástica para uma experiente repórter de…

23 horas ago

Clientes denunciam loja após não receberem produtos e suspeitarem de golpe em JP

Mais de 30 clientes de uma loja de celular denunciaram o estabelecimento comercial nessa segunda-feira…

23 horas ago