google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / PARAÍBA / Candidatos de JP trocam acusações e fazem promessas em debate do Sistema Correio

Candidatos de JP trocam acusações e fazem promessas em debate do Sistema Correio

Debate da RCTV teve retransmissão pelo Portal Correio e rádio Correio 98 FM

Candidatos de JP participaram de debate da RCTV

Candidatos de JP participaram de debate da RCTV

Os quatro candidatos à prefeitura de João Pessoa se enfrentaram em debate da RCTV, com transmissão também pelo Portal Correio e rádio Correio 98 FM, nesta segunda-feira (29). O confronto teve apresentação de propostas, acusações, ataques e críticas à atual gestão municipal e foi mediado pelo jornalista Hermes de Luna, editor-chefe do Portal Correio e apresentador do programa ’27 Segundos’ da RCTV. Veja abaixo como foi o debate.

No início do debate, cada um dos candidatos teve um minuto para se apresentar ao eleitor. A ordem dos pronunciamentos foi definida por sorteio. Luciano Cartaxo (PSD) disse que confia no trabalho que tem realizado em João Pessoa e que está na vida pública para proporcionar melhorias para a população. Victor Hugo (PSOL) destacou funções exercidas no serviço público e diz que é candidato para que haja avanço e resolução de problemas da cidade. Cida Ramos (PSB) alegou que acredita no trabalho e na verdade para uma boa gestão. Ela também fez críticas à atual gestão municipal e disse que a cidade precisa ser reconstruída. Charliton Machado (PT) lembrou que trabalha com educação e testemunhou e contribuiu com avanços ocorridos nos governos Lula e Dilma.

Em seguida, Luciano Cartaxo iniciou as rodadas de perguntas e respostas. Ele questionou Victor Hugo sobre propostas para ensino de língua estrangeira, exaltando sua proposta de criação de um centro de línguas municipal. Victor Hugo respondeu com críticas a Cartaxo, dizendo que o atual prefeito costuma centralizar o trabalho e que o certo seria levar ações para todas as escolas.

Na réplica, Cartaxo disse que a cidade precisava de um estímulo como o centro de línguas. Em tréplica, Victor Hugo ressaltou que todas as ações para educação são válidas, porém as apresentadas por Cartaxo não resolvem os problemas que atingem a cidade. Ele ainda disse que a gestão de Cartaxo não teve planejamento.

Depois, Cida Ramos perguntou a Charliton Machado sobre o que ele classifica como ineficiência do sistema público de saúde e estratégias que ele possui para resolver os problemas. Ele disse que a saúde em João Pessoa “vive uma tragédia” e criticou a troca de secretários na gestão de Cartaxo. Charliton defendeu investimentos em saúde preventiva e familiar.

Na réplica, Cida disse que era preciso reestruturar toda a saúde no município, com equipamentos, infraestrutura, condições de trabalho, medicamentos e funcionamento em fins de semana e feriados. Na tréplica, Charliton falou que o programa apresentado por Cartaxo para o primeiro mandato foi ousado, mas fracassou. Ele citou promessas de criação do Hospital da Mulher e Centro Especializado em Parto Normal.

Em seguida, Victor Hugo questionou Luciano Cartaxo sobre problemas de mobilidade urbana, ressaltando falta de ciclovias, faixas exclusivas para ônibus e projetos para transporte público coletivo. Luciano disse que na semana passada foi lançado um edital para criação de plano de mobilidade urbana. Ele citou investimento em binários e viadutos em vários bairros da Capital.

Na réplica, Victor Hugo disse que só houve alargamento de algumas ruas e que o projeto de Cartaxo está atrasado, fazendo com que a população pague pelo “descaso e incompetência” de sua gestão. Ele prometeu quebrar o monopólio das empresas de ônibus para que em dois ou três meses de gestão o problema do transporte público seja solucionado. Cartaxo garantiu na tréplica que o plano realizado por ele vai atender aos anseios e necessidades da população.

Depois, Charliton perguntou a Cida sobre o atual modelo de transporte coletivo que, segundo ele, só interessa a empresários, sem pensar nos usuários. Cida disse que é preciso fazer com que a passagem paga se reverta em qualidade. Ela lembrou que em um único ano a tarifa foi ajustada três vezes em João Pessoa.

Charliton rebateu dizendo que Cida tem boas intenções, mas isso não resolve problemas. Ele defendeu a revisão da concessão a empresas de ônibus. Na tréplica, Cida lembrou que Charliton foi aliado de Cartaxo por dois anos de gestão e garantiu que tem sim um bom planejamento de ações para o setor.

Segundo bloco

No segundo bloco, os candidatos discutiram sobre geração de emprego, obras e situação política. Os ataques e acusações também continuaram.

Obedecendo ordem previamente estabelecida em sorteio, com todos os candidatos, Charliton Machado perguntou a Luciano Cartaxo quantas ruas de terra o atual prefeito calçou durante a gestão. Cartaxo respondeu que as obras de pavimentação na cidade passam de 65 km, sejam de asfalto ou paralelepípedo, e citou recursos que são aguardados para continuidade de obras, alem de falar sobre outras construções em andamento.

Na réplica, Charliton disse que não estava falando de calçamento e pavimentação de obras em bairros nobres, mas da periferia e chamou de “maquiagem” o que Cartaxo apresentou na resposta, alegando que o atual prefeito teria calçado menos de uma rua por bairro durante o mandato.

Cartaxo falou na tréplica que Charliton passou dois anos no mesmo partido que ele, sem levantar nenhuma crítica, mas agora aponta problemas só porque o atual prefeito da Capital mudou de legenda. Ele disse que a prioridade do governo não é só calçamento, mas também construção de unidades de educação e saúde porque, segundo ele, conhece a cidade de perto.

A sequência de perguntas continuou com Victor Hugo, que questionou Cida Ramos sobre a atual crise que o Brasil passa no Congresso por conta do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Ele quis saber se Cida acha que o processo será bom ou não para o futuro do país.

Cida respondeu que é contra o impeachment e que sempre manteve esse posicionamento, falando que o momento é de crise e dificuldades e defendendo que “a democracia tem que ser preservada”. Na réplica, Victor Hugo falou que ela seria incoerente com o discurso porque o vice-candidato a prefeito dela, o deputado federal Wilson Filno (PTB), é a favor do processo de afastamento definitivo da presidente Dilma Rousseff.

Na tréplica, Cida afirmou que aliança é a capacidade de fazer unidade com diferenças. Segundo ela, o projeto que tem para João Pessoa é claro e quem se coligou sabe que prevalece o que ela tem planejado se for eleita.

O debate seguiu com Luciano Cartaxo fazendo pergunta a Charliton. Cartaxo perguntou ao petista o que ele pretende fazer para geração de emprego se for eleito. Charliton respondeu com ataques, afirmando que não participou do governo de Cartaxo, mesmo quando os dois estavam na mesma legenda. Ele disse que o concorrente não fez políticas para geração de empregos e que pretende fazer revitalização no Centro Histórico, bem como instalar o Parque Tecnológico na Capital para ampliação de oportunidades de trabalho. Charliton disse ainda que Cartaxo trata João Pessoa como uma “gambiarra”.

O atual prefeito falou na réplica que a geração de empregos é fundamental e que o foco do debate não é partidarismo. Segundo ele, a atual gestão investiu no Banco Cidadão, que permitiu com que donas de casa pudessem ter um negócio. Cartaxo defendeu ainda que fez praças, revitalizou equipamentos do Centro Histórico e que isso fortaleceu a economia da Capital.

Na tréplica, Charliton prometeu que, no primeiro dia de governo, vai instalar uma Secretaria de Cultura no Centro Histórico de João Pessoa. Ele continuou atacando o atual prefeito, dizendo que ele abandonou o Centro Histórico e que o local é sujo e pichado.

Na continuação do debate, conforme regras estabelecidas previamente em sorteio com todos os candidatos, foi a vez de Cida Ramos perguntar a Victor Hugo a que ele atribui a lentidão apontada por ela no questionamento em obras de infraestrutura da Capital, como a que ocorre na Avenida Beira Rio e nas calçadas da orla.

Victor Hugo respondeu que quanto mais a obra demora, mais custos gera para o Município e afirmou que elas não devem ser feitas só em áreas nobres, alegando que a periferia estaria abandonada. O candidato falou que, se eleito, fará um levantamento das obras paradas.

Na réplica, Cida Ramos concordou com o concorrente e deu exemplos de obras que estariam paradas em João Pessoa. Segundo ela, uma escola no Bairro dos Novais com placa que indicaria conclusão de obras para janeiro deste ano sequer teria começado a ser reformada. Ela falou que vai terminar obras paradas; retomar projetos voltados para mercados públicos, no Porto do Capim e no Alto do Mateus e acusou a gestão de Cartaxo de prometer muito e fazer maquiagens na cidade.

Victor Hugo disse na tréplica que a população deve ficar atenta e que a geração de emprego e renda na cidade não se faz do dia para noite, exemplificando sobre uma companhia aérea que teria deixado de atuar em João Pessoa por falta de infraestrutura.

Terceiro e último bloco

Quem iniciou o terceiro bloco de debate foi Victor Hugo. Ele perguntou a Charliton Machado sobre valorização de direitos dos servidores públicos. O petista disse que planejar gestão é pensar no funcionalismo público, valorização profissional e na realização de concursos.

Na réplica, Victor Hugo disse que o PT não prioriza serviço público em nenhuma esfera, seja ela federal, estadual ou municipal. Na tréplica, Charliton disse que gestões do Partido dos Trabalhadores podem não ter sido perfeitas, mas foram melhores que qualquer outra anterior.

Em seguida, Cida Ramos perguntou a Luciano Cartaxo sobre contratação ilegal de parentes, alegando que ele tem uma irmã e seis primos em cargos de comissão na prefeitura. Ele alegou que a irmã é concursada e a candidata desrespeita a população ao se mostrar desinformada.

Cida rebateu dizendo que é Cartaxo quem desconhece a lei do nepotismo, que não permite parentes em cargos de comissão. Na tréplica, o prefeito reforçou que está tranquilo e não há nepotismo em sua gestão.

Depois, Charliton perguntou a Victor Hugo sobre a qualidade do ensino público, alegando que existe um “discurso maquiado”que apresenta falsas realidades. Victor Hugo concordou que Cartaxo falhou nas metas para educação e disse que pretende investir em esporte e cultura dentro das escolas, além proporcionar a professores aumento de salário e melhores condições de trabalho.

Na réplica, Charliton disse que a gestão de Luciano Cartaxo perdeu tempo. Ele prometeu buscar parcerias para combater o analfabetismo e melhorar a qualidade do ensino, valorizando a formação permanente e o profissional da educação. Na tréplica, Victor Hugo defendeu a implantação de laboratórios de tecnologias nas escolas. Ele disse que sem isso não há esperanças para o futuro.

Em seguida, Luciano Cartaxo questionou Cida Ramos sobre turismo. Ele enalteceu pesquisas que elegeram a Orla de João Pessoa como uma das mais bonitas do Brasil e perguntou o que ela planeja para o setor. A candidata disse que pretende revitalizar o Centro Histórico com moradia e economia ativa e fazer da região de Tambaú um pólo gastronômico, além do incentivar turismo religioso e com acessibilidade. Cida ainda criticou mudanças de secretários na gestão de Cartaxo e disse que atualmente não há comprometimento e investimento no turismo.

Na réplica, o prefeito criticou as denúncias de Cida Ramos e disse que ela não tem propostas para a cidade. Ele disse que o PSB já governou João Pessoa e não fez nada pelo Centro Histórico. Na tréplica, a candidata falou que Cartaxo se mostrou incapaz de realizar melhorias e que trabalha somente com mentiras.

Considerações finais

Nas considerações finais, Charliton Machado ressaltou a importância de se debater novas propostas, mas também desconstruir modelos de governo que não privilegiam a população. Cida Ramos voltou a atacar Cartaxo, dizendo que a João Pessoa que o prefeito apresenta só existe na cabeça dele. Ela pediu que eleitores reflitam sobre a realidade do município. Victor Hugo defendeu que o PSOL tem projetos para a cidade e que o partido não está envolvido em esquemas de corrupção, lembrando que os partidos dos outros candidatos já foram aliados em outras oportunidades. Luciano Cartaxo finalizou dizendo que está otimista quanto ao futuro de João Pessoa e que, caso seja reeleito, continuará investindo em qualidade de vida da população.

Veja Também

Semana Santa 2024: o que abre e o que fecha em João Pessoa

A Sexta-feira da Paixão, que neste ano cai no dia 29 de março, é feriado ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: