google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / BRASIL / Paraíba tem quase 800 casos de síndrome respiratória aguda, aponta boletim da Saúde

Paraíba tem quase 800 casos de síndrome respiratória aguda, aponta boletim da Saúde

A Paraíba tem 766 registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de acordo com o Boletim Epidemiológico de Vírus Respiratórios divulgado nesta terça-feira.

A Paraíba tem 766 registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). É o que aponta o Boletim Epidemiológico de Vírus Respiratórios, nesta terça-feira (9) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Os casos estão distribuídos nas três macrorregiões de saúde, sendo a maioria em crianças e idosos. A SES reforça sobre a importância da vacinação, a maneira mais eficaz para evitar agravamento dos casos e óbitos.

Para os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), até o dia 31 de março, 181 casos foram confirmados por exame RT-PCR, sendo 60 deles para Influenza A. A chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas (NDTA) da SES, Fernanda Vieira, destacou que a maioria desses casos está distribuída nos extremos de idade: menores de 4 anos e acima de 60 anos. Ela pontua a importância da vacinação, em especial nesses grupos.

“Vale mais uma vez reforçar a questão da vacina. Porque os imunizantes que estão dentro do posto de saúde contemplam Influenza tipo A e tipo B. E o indivíduo que mantém o seu cartão vacinal atualizado, vai estar se protegendo dessas formas graves da doença. Como também existem disponíveis nos postos de saúde as vacinas contra Covid-19.

Mais uma vez, é importante que o indivíduo procure a Unidade Básica de Saúde e mantenha o seu cartão vacinal atualizado. Já para aquelas pessoas que já estão doentes, é importante atentar para o uso da máscara ao circular em ambientes com outras pessoas, para diminuir a disseminação da doença. E pratiquem a etiqueta respiratória”, recomendou.

O objetivo principal da vigilância sentinela da síndrome gripal é identificar os vírus respiratórios circulantes no território. Já para os casos hospitalizados de SRAG, um dos objetivos do monitoramento é identificar e acompanhar a demanda de casos e da letalidade para avaliar a assistência ofertada e, recomendar as medidas necessárias.

Sobre os óbitos o boletim aponta que foram confirmados 18 para Influenza A, sendo a maioria com faixa etária acima de 59 anos e residentes dos municípios de João Pessoa, Santa Rita, Alagoa Nova, Conde, Lucena, Mamanguape, Mari, Mato Grosso, Montadas, Monte Horebe e Várzea. Outros 14 óbitos seguem em investigação.

Na Paraíba, o registro de casos suspeitos de SRAG é realizado de modo descentralizado, por meio dos estabelecimentos de saúde que atendem os pacientes com essa demanda.

Com assessoria.

Paraíba em Minuto com Hudson Almeida

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98669-7489

Veja Também

Nilvan Ferreira viaja até Socoraba, em São Paulo e quer trazer projeto para modernizar a sáude de Santa Rita

Nilvan Ferreira é um politico que já se destaca por seu direfencial de sempre buscar ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: