google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / GERAL / Na reta final, confira como declarar o Imposto de Renda sem erros

Na reta final, confira como declarar o Imposto de Renda sem erros

Fique atento às novidades para não cair na malha fina da Receita
Fique atento às novidades para não cair na malha fina da Receita Foto: Alexandre Cassiano
 A uma semana do prazo final da entrega do Imposto de Renda (IR), o contribuinte não tem mais tempo a perder: é preciso reunir a documentação e se informar sobre as regras deste ano para não cair na malha fina.

 

O carioca que ainda não prestou contas ao Leão ganhou uma ajuda extra, já que há dois feriados — Tiradentes, neste sábado, e São Jorge, na segunda-feira — até o dia 30 de abril, prazo final para envio da declaração. Mas é preciso ficar atento, pois a data cai no meio de outro feriadão, o de 1º de maio.

 

E muita gente deixou para acertar as contas com o Fisco na reta final. Até agora, a Receita recebeu apenas 14,8 milhões de documentos. De acordo com o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, a expectativa é que 28,8 milhões de contribuintes entreguem a declaração neste ano.

 

— Quem está em cima da hora deve entregar mesmo que falte alguma informação. Entregando no prazo, não será necessário pagar a multa, e, caso haja alguma inconsistência, é possível corrigir pelo programa da Receita, por meio da declaração retificadora — explica Antonio Gil, sócio de impostos da EY (antiga Ernst & Young).

 

Outro aspecto relevante é escolher o formato — simplificado ou completo — adequado, porque, após o envio, não é possível trocar.

 

Para evitar dores de cabeça na hora do preenchimento, outra dica é ficar atento às novidades. A partir deste ano, passou a ser obrigatório informar o número do Cadastro da Pessoa Física (CPF) de dependentes com 8 anos ou mais completos até 31 de dezembro de 2017.

 

Outra novidade são os campos para informações complementares de imóveis e automóveis. Além das informações usuais, a Receita passou a pedir dados como o número do Renavam, no caso do veículo, e o do registro do imóvel. Apesar de ainda não serem obrigatórios este ano, serão a partir de 2019.

 

 

 

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

E-mail: redacaosantaritaverdade@gmail.com

Veja Também

CAI OUTRA NARRATIVA: Ida de Bolsonaro à embaixada da Hungria não configurou busca por asilo político, afirmou PGR

Ex-presidente passou duas noites na representação diplomática após ter sido convidado por cônsul. Jair Bolsonaro ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: