google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / HI-TECH / Golpe do Bolsa Família no WhatsApp atinge 600 mil pessoas em 24 horas

Golpe do Bolsa Família no WhatsApp atinge 600 mil pessoas em 24 horas

Golpes no WhatsApp, infelizmente, continuam amplamente efetivos, o que faz com que a mesma técnica seja usada várias e várias vezes, sempre mirando um público diferente. Desta vez, um ataque mirou beneficiários do programa social Bolsa Família e alcançou pelo menos 600 mil brasileiros em apenas 24 horas, segundo estudo da empresa de segurança PSafe.

 

O ataque segue o roteirinho que quem acompanha o Olhar Digital já conhece bem. O usuário do WhatsApp recebe uma mensagem de um contato conhecido. O texto diz que “quem já recebeu Bolsa Família e ainda tem o cartão tem direito de receber R$ 954 neste mês de maio de 2018”, com um link que promete mais informações, como você pode conferir abaixo.

 

Muita gente decidiu clicar no link, segundo o laboratório Dfndr, da PSafe. A empresa nota que cerca de 600 mil usuários de seu aplicativo de segurança tiveram o acesso a essa página impedido em um período de apenas um dia. Segundo a empresa, o app tem bloqueado cerca de 40 mil acessos por hora ao site incluído na mensagem.

Resultado de imagem para Golpe do Bolsa Família no WhatsApp atinge 600 mil pessoas em 24 horas

Ao entrar no site, a vítima é apresentada a três perguntas simples. São elas: “Você possui o cartão bolsa família?”, “Você recebe todo mês?” e “Você conhece amigos ou parentes que recebe?”. As respostas não chegam a importar, no entanto, e a pessoa é orientada a repassar a mensagem para 10 contatos ou grupos do WhatsApp. Só então ela é direcionada para a página de cadastro, que, segundo a PSafe, induz à instalação de aplicativos maliciosos e que visam expor o celular a ataques que possam permitir o roubo de informações privadas e causar prejuízos financeiros.

 

A proteção em casos como esse costuma passar pelo bom-senso. Marcas raramente realizam promoções por meio de correntes de WhatsApp, e o governo nunca vai usar o aplicativo para fazer um anúncio desse tipo. Se você receber uma mensagem assim, confira com a pessoa que a enviou se ela sabe do que se trata e qual é a origem. Também vale a pena avisar de que a pessoa provavelmente foi vítima de golpe para que ela possa tomar as devidas precauções.

 

 

 

Paraíba em Minuto

 

 

 

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

E-mail: redacaosantaritaverdade@gmail.com

Veja Também

WhatsApp Web cai e deixa usuários na mão em todo o Brasil

Entre as reclamações, usuários apontam atraso no envio ou recebimento de áudios, fotos e mensagens ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: