EFE/ Antonio Lacerda

O Flamengo, o time mais popular do Brasil, viveu hoje a pior tragédia em seus 123 anos de história com o incêndio que matou vários dos jogadores da divisão de base ou “cantera”, que é uma das mais prestigiosas do país e de onde saiu ídolos do futebol como Zico e mais recentemente Vinicius e Lucas Paquetá.

O alojamento do centro de treinamento do Flamengo, “Ninho do Urubu”, foi tomado pelas chamas. No local, dormiam jovens da base menores de 18 anos.

Até o momento, as autoridades brasileiras confirmaram dez mortos e três jovens feridos, dois estáveis e o outro “em estado gravíssimo” com queimaduras de terceiro grau em 30% do corpo.

“Estamos todos consternados. Certamente a maior tragédia que o clube já passou nesses seus 123 anos. O mais importante agora é se dedicar a tentar minimizar o sofrimento das famílias. Uma tristeza enorme. Agradeço a todos e peço desculpas”, falou a jornalistas o presidente do clube, Rodolfo Landim.

Considerado o time brasileiro com maior número de torcedores, o Flamengo é uma potência mundial na formação de jovens promessas através de um programa de treinamento completo com equipamentos de ponta, os quais o tornaram uma referência internacional e permitiram quitar dívidas do clube.

Nessa fábrica de ídolos, em que se investe intensamente, vários olheiros dos times europeus passam de maneira assídua em busca de novos talentos.

Exemplo disso é que o clube carioca arrecadou quase 100 milhões de euros com as últimas quatro vendas de jogadores de base (Vinicius, Lucas Paquetá, Felipe Vizeu e Jorge), o equivalente a 23 anos do orçamento que a entidade destine ao treinamento de crianças.

Atualmente, o atacante Vinicius joga no Real Madrid, que quando começou a despontar nos campos do Ninho do Urubu, fechou um contrato de 45 milhões de euros com o time merengue, que o deixou um ano a mais no centro do Flamengo até que completasse 18 anos.

A concentração flamenguista também é fundamental nesse círculo virtuoso de criação de estrelas. Ela mima os filhos, abraça e enche o Maracanã quando é hora de se despedir deles. E está ciente de que eles são o apoio financeiro e parte dos êxitos do clube.

A origem desta entidade emblemática começou curiosamente longe do futebol, no remo, quando um grupo de amigos decidiu comprar seu próprio barco e fundou em novembro de 1895 o Flamengo Racing Group.

Eles começaram a usar as cores azul e ouro e depois mudaram para o vermelho e o preto atuais. No entanto, nos primeiros anos do século XXI foi seduzido por outro esporte que começou a se apaixonar pelo futebol carioca.

O Flamengo começou a construir sua lenda no futebol a partir da década de 1940, quando o técnico Flávio Costa montou um ‘super time’ com Zizinho, Jaime, Pirilo e Jair da Rosa Pinto.

No final dos anos 60, Arthur Antunes Coimbra, que entraria para a história como “Zico”, protagonista da idade de ouro do clube, começou a brilhar nas categorias de base.

Liderados pelo meia, que muitos no Rio comparam com o legendário Edson Arantes do Nascimento “Pelé”, o Flamengo conquistou os títulos mais importantes de sua história.

Em 1981, eles levantaram sua única Copa Libertadores de América ao derrotar o Chileno Cobreloa na final, e no mesmo ano, a Copa Intercontinental, depois de passar pelo Liverpool.

Também nos anos 80, o Flamengo conquistou seu primeiro título no Campeonato Brasileiro. Hoje, tem seis estrelas pela liga, a última conquistada em 2009, com Adriano ‘O Imperador’ como um dos maiores artilheiros do torneio.

Outra estrela que também triunfou foi o atacante Romário, campeão da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994.

No entanto, os últimos anos foram marcados por decepções com a escassez de títulos, que foram praticamente reduzidos a campeonatos regionais.

Em 2017, o Flamengo estava perto de vencer a Copa do Brasil, mas perdeu nos pênaltis contra o Cruzeiro, e também chegou perto da Copa Sul-Americana no mesmo ano, que lhe foi tirada pelo Independiente, da Argentina, no próprio Maracanã.

No ano passado, o eterno favorito levou por vários dias o Campeonato Brasileiro, mas foi desclassificado na reta final pelo Palmeiras de São Paulo.