Home / PARAÍBA / MEIs têm até dia 31 de maio para fazer declaração anual do Simples Nacional

MEIs têm até dia 31 de maio para fazer declaração anual do Simples Nacional

Empreendedores podem buscar o Sebrae Paraíba para orientação em caso de dúvidas durante Semana do MEI.

Os microempreendedores individuais (MEIs) têm até o próximo dia 31 deste mês para efetuar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-MEI) referente ao exercício 2018.

O prazo teve início em janeiro deste ano e a declaração pode ser feita online, por meio do Portal do Empreendedor. Durante a Semana do MEI, que segue com atividades em todo o estado até a próxima sexta-feira (24), os MEIs poderão tirar dúvidas relacionadas à declaração.

Dentre as principais dificuldades dos empreendedores na hora de realizar a declaração, estão o preenchimento do documento e o envio da declaração.

“O Sebrae está prestando todas as orientações para aquelas pessoas que ainda estão com dúvidas sobre a declaração de rendimentos.

As dúvidas podem ser tiradas na Casa do Empreendedor, em João Pessoa, e nas agências do Sebrae em todo o estado.

É importante que os MEIs anotem o faturamento mensal para, no final do ano, apenas verificarem e informarem o faturamento total anual à Receita”, indicou a analista técnica do Sebrae Paraíba, Germana Espínola.

Conforme a analista, o procedimento para declarar o DASN-MEI é bastante simples. “O MEI deve entrar na página do Portal do Empreendedor na internet (www.portaldoempreendedor.gov.br), clicar em ‘Já sou MEI’ e, em seguida, no banner das declarações. O MEI informa o faturamento bruto do exercício anterior, ou seja, 2018, mas também pode resolver as pendências de anos anteriores na Receita”, explicou.

O documento informa à Receita Federal o total da Receita Bruta Anual do MEI, ou seja, o valor total apurado com a venda de mercadorias ou prestação de serviços, com a emissão de nota fiscal ou não.

Se o MEI não entregar a declaração no prazo ficará sujeito a multa no valor mínimo de R$ 50,00, de 2% ao mês-calendário, ou fração incidente sobre o montante dos tributos decorrentes das informações prestadas na DASN-SIMEI.

 Passo a passo

– Acesse o www.portaldoempreendedor.gov.br, selecione a opção DECLARAÇÃO ANUAL– DASN-SIMEI;

– Preencha a caixa que aparecer com o CNPJ da empresa e os caracteres alfanuméricos, em seguida clique em continuar;

– Então, você visualizará dois tipos de Declarações/Ano calendário: Original e Retificadora;

– Na linha “original” aparecerão vários anos. Selecione a opção do ano anterior para realizar a Declaração Anual do MEI;

– No campo Valor da Receita Bruta Total, informe o faturamento total anual da empresa e em seguida informe apenas o valor das receitas referentes às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual;

– Assim que concluir a DASN-SIMEI (Declaração Anual), o sistema perguntará se o MEI deseja imprimir. Basta confirmar e guardar o comprovante da sua Declaração Anual para apresentar quando necessário.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

Sobre Paraíba em Minuto

Veja Também

BALBÚRDIA: “Peladões” cobertos de lama na entrada da Reitoria da UFPB; veja o vídeo

Artistas nus e cobertos de lama causaram polêmica com segundo eles “performance artística” na Reitoria ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.