Home / MUNDO / Cientistas desenvolvem micróbio transgênico que ‘come’ plástico jogado no mar

Cientistas desenvolvem micróbio transgênico que ‘come’ plástico jogado no mar

Pesquisadores de cinco países se reuniram para desenvolver um ser vivo que se alimenta do carbono encontrado no plástico marinho
O plástico representa quase 70% de todo o lixo marinho, colocando em risco inúmeras espécies aquáticas; pesquisadores de cinco países se uniram para desenvolver micróbios que comem plástico Foto: Pizabay
 Foto: Pizabay

O plástico representa quase 70% de todo o lixo marinho, colocando em risco inúmeras espécies aquáticas. Mas há um pouquinho de esperança – bem pequeno, na verdade: cientistas descobriram que micróbios marinhos microscópicos estão corroendo oplástico , fazendo com que o lixo se decomponha lentamente.

Para conduzir o estudo, os pesquisadores coletaram plástico desgastado de duas praias diferentes em Chania, na Grécia.

As peças eram de polietileno, o plástico mais popular e o encontrado em produtos como sacolas de compras e frascos de xampu, ou poliestireno, o plástico rígido encontrado em embalagens de alimentos e eletrônicos. O trabalho reuniu sete cientistas da Grécia, da Suíça, da China, da Itália e dos Emirados Árabes.

Os restos de plástico já tinham sido expostos ao sol e passado por mudanças químicas que fizeram com que se tornassem quebradiços. Tudo isso precisa acontecer antes que os micróbios comecem a “mastigar”.

Micróbios transgênicos comem o carbono encontrado no plástico

A equipe usou duas amostras micróbios : parte deles eram naturais, que já são encontrados nos oceanos; a outra parte eram projetados em laboratório, foram aprimorados com partes de micróbios comedores de carbono. Esse segundo tipo pode sobreviver se alimentando apenas do carbono presente nos pedaços de plástico . Os cientistas então analisaram as mudanças nos materiais ao longo de um período de 5 meses.

Ambos os tipos de plástico perderam uma quantidade significativa de peso depois de serem expostos tanto aos micróbios naturais quanto aos projetados. Os micróbios fizeram com que o peso do polietileno diminuísse em 7% e o peso do poliestireno diminuísse em 11%.

Essas descobertas podem oferecer uma nova estratégia para ajudar a combater a poluição dos oceanos: implantar micróbios marinhos para devorar o lixo . No entanto, os pesquisadores ainda precisam medir a eficácia desses micróbios em escala global.

Paraíba em Minuto