google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / BRASIL / ECONOMIA: Desemprego cede novamente no mês de Agosto

ECONOMIA: Desemprego cede novamente no mês de Agosto

Fila de emprego no Maracanã, na zona Norte do Rio

Fila de emprego no Maracanã, na zona Norte do Rio Foto: Pablo Jacob

O desemprego continua cedendo. No trimestre encerrado em agosto, 12,6 milhões de pessoas buscavam uma vaga e a taxa ficou em 11,8%. Os dados são da pesquisa Pnad Contínua, do IBGE.

Nos três meses encerrados em maio, que servem como base de comparação, 12,9% milhões de pessoas estavam sem emprego e a taxa estava em 12,3%. O mercado projetava um desemprego de 11,6% em agosto.

Um ano antes, no trimestre encerrado em agosto de 2018, a taxa havia ficado em 12,1% e o grupo de desempregados era praticamente o mesmo do atual (12,7 milhões de pessoas).

Apesar da queda na taxa de desemprego, o número de brasileiros que estão subocupados por insuficiência de horas trabalhadas cresceu 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado e alcançou novo recorde: 7,2 milhões estão nessa situação.

Nos últimos meses, a expansão do número de brasileiros que trabalham por poucas horas se concentrou entre os mais qualificados, com nível superior.

São pessoas que trabalham menos de 40 horas por semana – considerando todas as suas atividades — e estão disponíveis para atuar por mais tempo, mas não encontram serviço. É o caso de autônomos ou trabalhadores que vivem de bico.

Mais uma vez a informalidade bateu recorde em agosto: 41,4% das pessoas que estavam ocupadas ou 38,8 milhões de trabalhadores não tinham carteira assinada ou CNPJ.

O número dos que trabalham por conta própria, trabalho majoritariamente informal, também renovou o recorde: 24,3 milhões de pessoas estavam nessa condição em agosto.

A Pnad analisa tanto o mercado formal quanto o informal. Essa melhora nos números vêm ao encontro dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados esta semana pela Secretaria do Trabalho.

Eles mostram que, em agosto, foram criadas 121.387 vagas de trabalho com carteira assinada, o melhor resultado para o mês desde 2013. No ano, o saldo já está positivo em 593.497 novos empregos (diferenças entre desligamentos e contratações).

Ainda que a economia brasileira esteja reagindo lentamente — as previsões estão convergindo para uma expansão de 0,8% este ano, abaixo dos últimos dois anos —, o mercado de trabalho no país vem mostrando uma dinâmica mais favorável. Principalmente no crescimento do pessoal ocupado.

Veja Também

URGENTE: Homem tenta se aproximar de Bolsonaro com faca e é preso (veja o vídeo)

Ontem, terça-feira (05), na Expodireto – uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: