Categories: BRASILNOTÍCIAS

ECONOMIA: Desemprego cede novamente no mês de Agosto

Fila de emprego no Maracanã, na zona Norte do Rio Foto: Pablo Jacob

O desemprego continua cedendo. No trimestre encerrado em agosto, 12,6 milhões de pessoas buscavam uma vaga e a taxa ficou em 11,8%. Os dados são da pesquisa Pnad Contínua, do IBGE.

Nos três meses encerrados em maio, que servem como base de comparação, 12,9% milhões de pessoas estavam sem emprego e a taxa estava em 12,3%. O mercado projetava um desemprego de 11,6% em agosto.

Um ano antes, no trimestre encerrado em agosto de 2018, a taxa havia ficado em 12,1% e o grupo de desempregados era praticamente o mesmo do atual (12,7 milhões de pessoas).

Apesar da queda na taxa de desemprego, o número de brasileiros que estão subocupados por insuficiência de horas trabalhadas cresceu 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado e alcançou novo recorde: 7,2 milhões estão nessa situação.

Nos últimos meses, a expansão do número de brasileiros que trabalham por poucas horas se concentrou entre os mais qualificados, com nível superior.

São pessoas que trabalham menos de 40 horas por semana – considerando todas as suas atividades — e estão disponíveis para atuar por mais tempo, mas não encontram serviço. É o caso de autônomos ou trabalhadores que vivem de bico.

Mais uma vez a informalidade bateu recorde em agosto: 41,4% das pessoas que estavam ocupadas ou 38,8 milhões de trabalhadores não tinham carteira assinada ou CNPJ.

O número dos que trabalham por conta própria, trabalho majoritariamente informal, também renovou o recorde: 24,3 milhões de pessoas estavam nessa condição em agosto.

A Pnad analisa tanto o mercado formal quanto o informal. Essa melhora nos números vêm ao encontro dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados esta semana pela Secretaria do Trabalho.

Eles mostram que, em agosto, foram criadas 121.387 vagas de trabalho com carteira assinada, o melhor resultado para o mês desde 2013. No ano, o saldo já está positivo em 593.497 novos empregos (diferenças entre desligamentos e contratações).

Ainda que a economia brasileira esteja reagindo lentamente — as previsões estão convergindo para uma expansão de 0,8% este ano, abaixo dos últimos dois anos —, o mercado de trabalho no país vem mostrando uma dinâmica mais favorável. Principalmente no crescimento do pessoal ocupado.

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

VAI TER QUE DEVOLVER: Tribunal de Contas multa prefeito Emerson Panta em R$ 2 milhões

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado, reunido em sessão ordinária, nesta quarta-feira (24),…

4 dias ago

Derrota para Lula que defende as drogas, Senado aprova PEC para criminalizar posse e porte de qualquer quantidade de drogas

Projeto foi aprovado em primeiro turno no Senado Federal por 53 a 9 O plenário…

2 semanas ago

PESQUISA: Nilvan dispara com 32,7%, contra Primo de Panta, o Jackson Alvino com 18,8%; Pedrito tem 10,9%

Nilvan Ferreira lidera a pesquisa, seguido de Jackson Alvino e Pedrito Gomes – Fotomontagem Pesquisa…

2 semanas ago

Sousa supera o Botafogo-PB nos pênaltis e conquista o Campeonato Paraibano

Sousa supera o Botafogo-PB nos pênaltis e conquista o Campeonato Paraibano Foto: Reprodução/TV Cabo Branco…

2 semanas ago

Médico é flagrado forçando ato libidinoso em paciente em UPA mas foge antes de polícia chegar

Um médico, de 37 anos, foi flagrado masturbando um paciente nessa sexta-feira (12) dentro da…

2 semanas ago

Bolsonaro percorre ruas de Cabedelo em carro aberto e visita mercado municipal

Bolsonaro iniciou sua agenda neste sábado (13) visitando a cidade portuária de Cabedelo. Em carro…

2 semanas ago