Ricardo Duarte
Marie Fredriksson ao lado de Per Gessle durante show em Porto Alegre em 2011Ricardo Duarte

A cantora da banda sueca Roxette, Marie Fredriksson, morreu na segunda-feira (9), ao 61 anos, em decorrência de um câncer.

“É com grande tristeza que devemos anunciar que Marie Fredriksson, do grupo Roxette, morreu na manhã de 9 de dezembro, depois de 17 anos de luta contra o câncer”, disse Dimberg Jernberg Management em comunicado.

Formado por Marie e Per Gessle, o grupo Roxette foi fundado em 1986. Com o single The Look, do segundo disco, Look Sharp, a dupla ficou famosa no mundo inteiro. Com mais de 80 milhões de discos vendidos, hits como  Listen to Your Heart e It Must Have Been Love, marcaram os anos 1990.

Em 2002, Marie foi diagnosticada com um grave tumor cerebral, recebendo um tratamento agressivo, o que deixou a artista com graves danos causados ​​pela radiação – seu álbum solo de 2004, The Change, foi dedicado às suas experiências no hospital.

Em 2009, Marie conseguiu iniciar um retorno gradual aos palcos. A improvável volta do Roxette resultou em novos álbuns e turnês. Em 2011, a banda se apresentou em Porto Alegre. 

Em 2016, os médicos de Marie a aconselharam a parar de fazer turnês e a se concentrar em sua saúde. A artista deixa o marido, Mikael, e seus dois filhos, Ines Josefin, 26, e Oscar, 23.

O colega de banda, Per Gessle, declarou:

“O tempo passa tão rapidamente. Não faz muito tempo, passamos dias e noites no meu minúsculo apartamento em Halmstad, ouvindo músicas que amamos, compartilhando sonhos impossíveis. E que sonho acabamos compartilhando!

Per Gessle

@PartyPleaser

Time goes by so quickly. It’s not that long ago we spent days+nights in my tiny apartment sharing impossible dreams. And what a dream we eventually got to share! I’m honoured to have met your talent+generosity. All my love goes to you+your family. Things will never be the same.

Ver imagem no Twitter

Obrigado, Marie, obrigado por tudo. Você era uma cantora excepcional, uma mestre da voz, um artista incrível. Obrigado por pintar minhas músicas em preto e branco nas cores mais bonitas. Você foi a amiga mais maravilhoso por mais de 40 anos.

Me sinto orgulhoso, honrado e feliz por poder compartilhar muito do seu tempo, talento, cordialidade, generosidade e senso de humor. Todo o meu amor vai para você e sua família. As coisas nunca serão as mesmas”.