google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / GERAL / Coronavírus: brasileiros que deixaram Wuhan chegam a Anápolis

Coronavírus: brasileiros que deixaram Wuhan chegam a Anápolis

Avião da FAB trazendo brasileiros que estavam em Wuhan chega a Anápolis (GO)

Avião da FAB trazendo brasileiros que estavam em Wuhan chega a Anápolis (GO) Foto: Marco Grillo / Agência O Globo

ANÁPOLIS (GO) — Os repatriados brasileiros que deixaram Wuhan, na China, chegaram pouco depois das 6h deste domingo à Base Aérea de Anápolis (GO).

As duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) que foram à China resgatar 34 pessoas — 30 brasileiros e 4 chineses — pousaram no início da manhã depois de escalas em Urumqi (China), Varsóvia (Polônia), Las Palmas (Espanha) e Fortaleza. Desde a saída, em Wuhan, na tarde de sexta-feira, foram mais de 37 horas de viagem.

O Ministério da Defesa informou que os 34 repatriados desembarcaram em bom estado de saúde, sem sintomas de contaminação pelo coronavírus.

As aeronaves chegaram à instalação militar trazendo 58 pessoas, incluindo médicos, diplomatas, jornalistas e tripulação. Os 34 repatriados farão uma quarentena de 18 dias. Os outros integrantes da comitiva serão avaliados na chegada para verificar se também há necessidade de isolamento.

O primeiro avião pousou às 6h12m, enquanto o segundo pousou seis minutos depois. Em torno de 50 militares aguardavam na pista, com coletes amarelos, para realizarem procedimentos de limpeza dos materiais usados durante o voo.

Assim que as aeronaves entraram no espaço aéreo brasileiro, nesta madrugada, o sistema de som divulgou uma mensagem em que o presidente Jair Bolsonaro desejava boas-vindas ao grupo.

“Vocês acabaram de entrar no espaço aéreo brasileiro. Bem-vindos de volta ao seu país, o nosso Brasil. Ninguém ficou para trás. Somos um só povo, uma só raça, somos irmãos. As nossas Forças Armadas, os ministérios das Relações Exteriores e da Saúde, a Câmara e o Senado, bem como a Anvisa, trabalharam incessantemente para que essa missão fosse coroada de sucesso.

Em pouco tempo, estarão em solo pátrio e em um ambiente totalmente preparado para recebê-los. No estado de Goiás, terão também todo o apoio do nosso governador Ronaldo Caiado e do hospitaleiro povo do Centro-Oeste. Sejam bem-vindos. Daremos a todos o melhor de nós. É muito bom tê-los de volta”, disse Bolsonaro.

A primeira atividade prevista para o domingo é um briefing, em que o grupo será orientado sobre o uso de equipamentos, a circulação na base e o horário das refeições. Os repatriados vão dormir em quartos preparados no Hotel de Trânsito dos Oficiais e poderão circular por uma área externa definida, em um total de 900 metros quadrados. Sempre que estiverem fora dos quartos, eles terão que usar máscaras.

Haverá três avaliações médicas por dia, é um boletim diário será divulgado pelo Ministério da Saúde. Caso um dos integrantes do grupo apresente sintomas de contaminação pelo coronavírus, será removido para uma outra área dentro da base. E, se a situação se agravar, será levado de helicóptero para o Hospital das Forças Armadas, em Brasília. A capital fica a cerca de 150 quilômetros de Anápolis.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

Veja Também

CAI OUTRA NARRATIVA: Ida de Bolsonaro à embaixada da Hungria não configurou busca por asilo político, afirmou PGR

Ex-presidente passou duas noites na representação diplomática após ter sido convidado por cônsul. Jair Bolsonaro ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: