google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / POLITICA / IMPUNIDADE: Por 4X1 STJ mantém Ricardo em liberdade, e impõe medidas cautelares ao ex-governador

IMPUNIDADE: Por 4X1 STJ mantém Ricardo em liberdade, e impõe medidas cautelares ao ex-governador

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou, nesta terça-feira (18), um recurso da Procuradoria Geral da República (PGR) contra decisão do ministro Napoleão Nunes Maia que soltou, em dezembro, o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB).

A ministra Laurita Vaz, relatora do processo, votou contra o agravo da PRG alegando que Ricardo não teria influência sobre as investigações.

“O decreto prisional não demonstra de forma categórica de que forma o paciente age de forma delituosa atualmente, pois não exerce mais o cargo de governador. Não há no decreto nenhuma referência concreta de quem seriam os agentes que ainda atuariam na orcrim e quais papéis ainda desempenham no grupo”, disse a ministra.

A ministra propôs ao invés da prisão, medidas cautelares como comparecimento periódico em juízo; proibição de manter contato com os demais réus, exceto com o seu irmão (Coriolano Coutinho); proibição de sair da comarca; afastamento da atividade de natureza econômica financeira no estado Paraíba (esse mais aplicado aos empresários).

Os ministros Sebastião Reis, Nefi Cordeiro e Antônio Saldanha acompanharam o voto da relatora. Já o ministro Rogerio Schietti divergiu e votou pro agravo da PGR.

Em seu voto o ministro argumentou que, segundo as investigações, o atual governador, João Azevêdo, eleito com apoio de Coutinho, é suspeito de manter o esquema de corrupção.

Também ficarão soltos Cláudia Veras, ex-secretária de Saúde; Francisco das Chagas Ferreira, suposto laranja no esquema; Márcia Lucena, prefeita de Conde e ex-secretária de Educação e David Clemente Monteiro Correia, fornecedor suspeito de pagar propina.

Todos deverão comparecer periodicamente à Justiça e ficarão proibidos de manter contato com investigados, além de se afastarem das empresas que teriam participado do esquema.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

Veja Também

CAI OUTRA NARRATIVA: Ida de Bolsonaro à embaixada da Hungria não configurou busca por asilo político, afirmou PGR

Ex-presidente passou duas noites na representação diplomática após ter sido convidado por cônsul. Jair Bolsonaro ...

%d blogueiros gostam disto: