google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / MUNDO / Policiais na Índia se vestem de coronavírus para conscientizar população; vídeo

Policiais na Índia se vestem de coronavírus para conscientizar população; vídeo

Policiais na Índia se vestem de coronavírus para conscientizar população sobre isolamento social
Policiais na Índia se vestem de coronavírus para conscientizar população sobre isolamento social Foto: Reuters

Policiais na Índia estão se vestindo como o novo coronavírus para conscientizarem a população sobre os riscos de não respeitar o isolamento social, medida necessária para conter o avanço da Covid-19, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A instituição inclusive fez um alerta, nesta terça-feira, para os países não afrouxarem as ações de precaução cedo demais.

Com 1,3 bilhão de habitantes mantidos em quarentena, o governo da Índia luta para conter a propagação também de informações falsas nas redes sociais, e tem publicado alertas contra desinformação e desmistificando notícias falsas.

Um vídeo da agência de notícias “Reuters” mostra como policiais, usando capacetes espetados, imitando o formato microscópico do coronavírus, além de roupas vermelhas seguindo o mesmo estilo, andam pelas ruas buscando a levar orientações das autoridades de Saúde para os moradores. Embora o vírus não possa ser observado a olho nu, a ação da polícia visa a chamar atenção das pessoas para o problema.

Reuters Latam

@ReutersLatam

Policiais #coronavírus‘ pedem às pessoas para ficarem em casa na #Índia #DistanciamentoSocial

Vídeo incorporado

37 pessoas estão falando sobre isso

A quarentena de 21 dias na Índia deve terminar na próxima semana, mas vários líderes estaduais pediram uma extensão ou apenas uma suspensão parcial das restrições, dizendo que é a única maneira de evitar uma epidemia de coronavírus bastante difícil de enfrentar.

O primeiro-ministro Narendra Modi havia pedido que a população de 1,3 bilhão de pessoas ficasse dentro de casa, no que foi considerada a maior quarentena do mundo. No país, foram registrados mais de 4,3 mil casos confirmados da Covid-19 e 118 mortes, segundo dados oficiais.

Índia pede TikTok e Facebook para remover usuários que espalham informações falsas sobre coronavírus

A Índia pediu às redes sociais Facebook e TikTok que removam os usuários que estejam espalhando informações falsas sobre o novo coronavírus. Circularam vídeos que pareciam destinados a enganar muçulmanos, segundo uma fonte do governo, pela forma como usavam crenças religiosas com má-fé.

Um usuário do TikTok gravou um vídeo dizendo não ter medo do coronavírus por ser muçulmano e seguidor do profeta Maomé. Outro joga fora uma máscara e coloca um boné de caveira muçulmano, fazendo um gesto de oração.

“Vocês precisam garantir que essas mensagens maliciosas não se tornem virais”, solicitou o governo indiano às empresas americana e chinesa. “(Tais mensagens) têm o potencial de criar pânico … isso enfraquece efetivamente o esforço total do governo indiano para conter o coronavírus”.

Em um comunicado, a TikTok disse à “Reuters” que está “trabalhando ativamente com o governo para apoiar seus esforços em combater as informações falsas, proativamente destacando informações verdadeiras relacionadas à Covid-19” em sua plataforma.

O Facebook disse estar tomando “medidas agressivas para impedir que informações falsas e prejudiciais se espalhem em nossas plataformas”, se comprometendo a remover as publicações equivocadas sobre a Covid-19.

No mundo, de forma geral, plataformas como o Facebook têm impedindo os usuários de postar informações enganosas sobre o coronavírus, incluindo negações de orientação de especialistas e incentivo a tratamentos falsos.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

Veja Também

Por 5 votos a 2, TRE-PR absolve Moro e decide não cassar seu mandato de senador

Ex-juiz da Lava foi acusado de fazer pré-campanha irregular para ser eleito senador em 2022. ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: