máscara de proteção facial se tornou uma peça indispensável durante a pandemia do novo coronavírus.

A utilização do item é obrigatória para sair na rua, entrar em supermercados e farmácias, transportes públicos e, acima de tudo, se proteger para não ser infectado pela Covid-19. Mas as pessoas que utilizam óculos de grau encontram dificuldades para evitar o embaçamento das lentes enquanto estão com a peça.

Mas existe um jeito fácil e eficiente para resolver o problema? A pedido de uma amiga enfermeira, o técnico especialista em conserto de óculos, André Fraga, fez um vídeo com menos de um minuto e meio para ensinar a preparar a peça antes de usa-la e precisou de apenas dois itens: sabonete e papel higiênico.

O produto poder ser um sabonete comum, de qualquer marca, e deve ser passado diretamente na lente. A única obrigatoriedade é estar seco. Depois, é só pegar um papel higiênico com folha dupla, porque é mais macio, e simplesmente espalhar e limpar toda a lente. Essa medida dura cerca de seis horas e precisa ser repetido após esse período.

— O processo funciona bem porque não agride a lente, mesmo sendo a de antirreflexo ou de qualquer outro tipo e marca. Vai funcionar e não vai embaçar a lente. É a única coisa que ajuda nesse processo é a glicerina, funciona como uma película para proteger, dura umas seis horas e o processo precisa ser repetido, a não ser que não limpe a lente. Quando você passa o sabonete forma essa camada protetora. Funciona com sabonete líquido também, mas é mais caro e mais difícil para as pessoas mais pobres — explica o Fraga, que trabalha há 25 anos com conserto e limpeza de óculos.

O profissional compartilhou o vídeo em suas redes sociais e logo viralizou. A simples ajuda trouxe mais visibilidade a Fraga em Recife, em outros estados do Brasil e até do exterior. A ideia não era um retorno financeiro, mas sim auxiliar de um jeito fácil as pessoas no seu dia a dia.

— Nunca foi a minha intenção ter esse retorno financeiro. Fiz o vídeo para ajudar as pessoas e os profissionais de saúde. Recebi muitas mensagens com elogios e agradecimentos. Atendo muitas pessoas do ramo da saúde, principalmente hospitais. O retorno financeiro está sendo a visibilidade, muitas óticas daqui nem conheciam o meu trabalho — conta.

Lavar com água e sabão

Em 2011, um cirurgião britânico publicou um artigo afirmando que lavar os óculos com água se sabão e deixar secar é outro método protetor. Segundo Dr. Sheraz Malik, pesquisador clínico sênior do NHS Foundation Trust dos hospitais da Universidade de Manchester, o sabão age como um surfactante – que significa agente ativo de superfície – e a água com sabão deixa um filme fino, o que impede as moléculas de água de formar gotículas que levam ao embaçamento.

“Como uma pessoa que usa óculos, eu me vi afetada por esse problema quando estava operando”, disse Malik ao jornal “New York Times”.

O médico observou que as salas de cirurgia tendem a ser mantidas a baixas temperaturas, tornando o problema de “nebulização” um problema real para os cirurgiões que usam óculos.

“Não cronometrei, mas a técnica funciona de maneira confiável por mais de meia hora ao operar.Obviamente, se a máscara facial estiver bem presa ao nariz, haverá menos fuga da umidade em direção aos óculos e a técnica funcionará por mais tempo”, disse.

Outras sugestões populares para as lentes incluem xampu para bebê, creme dental e creme de barbear. O vinagre é frequentemente sugerido, mas a maioria dos especialistas diz que não funciona.

Óculos em cima da máscara

Uma dica mais fácil para o uso diário de máscaras é usar o peso dos seus óculos para bloquear o ar. Puxe a máscara para cima da ponte do nariz o mais alto que puder (verifique se ainda está embaixo do queixo) e deixe seus óculos descansarem em cima da máscara. Funciona bem, mas depende da forma e do estilo dos seus óculos.

Quando usamos uma máscara, o hálito quente pode escapar pelas bordas superiores, ao longo das bochechas. Quando o ar quente cai nas lentes mais frias, ele cria condensação na superfície e um filme nebuloso. O tempo frio piora o problema.

Não use fitas domésticas não porosas, como fita adesiva ou fita adesiva, porque podem irritar a pele.