google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / GERAL / Vídeo mostra momento em que policiais encontram dinheiro escondido em casa de Secretário de Saúde investigado em operação

Vídeo mostra momento em que policiais encontram dinheiro escondido em casa de Secretário de Saúde investigado em operação

O secretário foi exonerado nesta quarta-feira (17), após a deflagração da operação da Polícia Federal que buscou apurar suspeitas de fraudes na compra de respiradores pulmonares.

Um vídeo divulgado mostra o momento em que policiais encontram dinheiro escondido dentro da casa do agora ex-secretário de saúde do Pará, Peter Cassol. 

 

O secretário adjunto da gestão administrativa da Saúde do Pará foi exonerado nesta quarta-feira (17), após a deflagração da operação da Polícia Federal que buscou apurar suspeitas de fraudes na compra de respiradores pulmonares pelo estado para o combate ao novo coronavírus.

 

Foram apreendidos R$ 750 mil na casa de Peter Cassol, um dos alvos dos mandados de busca e apreensão. De acordo com o vídeo uma parte do dinheiro estava escondido em um vão no teto da casa.  

 

O mandado foi expedido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) com base em pedido da Procuradoria Geral da República (PGR). O governador do estado, Helder Barbalho (MDB) e o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Alberto Beltrame, também foram alvos de mandados de busca.

 

Na operação, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão no Pará e em outros seis estados. Sócios da empresa investigada e servidores públicos estaduais também estão entre os alvos.

 

Também foram bloqueados R$ 25,2 milhões do governador e de outros sete investigados. O valor é referente ao que foi gasto com a aquisição dos respiradores que acabaram não tendo uso. Os crimes sob investigação são de fraude à licitação, falsidade documental e ideológica, corrupção ativa, prevaricação e lavagem de dinheiro.

 

O governo do Pará chegou a tentar retirar da Polícia Federal a investigação sobre a fraude. Logo após deflagração de operação que prendeu empresários no mês passado, o governo do estado enviou à Justiça Federal um recurso solicitando que todo o caso fosse transferido para a Polícia Civil do Pará.

 

A alegação era de que o governo local havia comprado os equipamentos com recursos próprios. Em um primeiro momento, a Justiça Federal concedeu liminar a favor do governo local, mas a decisão foi revista, e o caso prosseguiu sob os cuidados da PF.

 

Nas redes sociais, o governador afirmou que está “tranquilo e à disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário” e que agiu a tempo de “evitar danos ao erário público, já que os recursos foram devolvidos aos cofres do estado”.

 

Ele também declarou que determinou o bloqueio do pagamento de outros equipamentos à imprensa investigada e que o governo entrou na justiça pedindo uma indenização por danos morais coletivos contra os fornecedores. Por fim, o governador ressalta que não é amigo do empresário e que não sabia que os respiradores não funcionariam.

 
 
 
 
 
Paraíba em Minuto

 

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

Veja Também

REFORÇO DE PESO: Médico e ex-vice-prefeito, Dr. Francisco, confirma adesão à pré-candidatura de Tacyana Leitão à Prefeitura de Bayeux

A pré-candidata a prefeita de Bayeux, Tacyana Leitão, recebeu mais um reforço de peso ao ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: