google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / MUNDO / Deslizamento de terra deixa 21 desaparecidos na Noruega

Deslizamento de terra deixa 21 desaparecidos na Noruega

Casas foram destruídas e uma cratera foi formada após deslizamento de terra na cidade de Gjerdrum, na Noruega
Foto: Frededrik Hagen / NTB / AFP

OSLO — Dez pessoas estão feridas, uma delas gravemente, e 21 estão desaparecidas após um deslizamento de terra no sul da Noruega ter varrido mais de uma dúzia de prédios na madrugada desta quarta-feira, informou a polícia.

O deslizamento de terra atingiu uma área residencial no município de Gjerdrum, cerca de 30 km ao norte da capital Oslo.

Fotos do local mostraram uma grande cratera com edifícios destruídos na parte inferior. Imagens de TV também mostraram outros prédios pendurados nas bordas da cratera, com uma casa aparentemente em colapso.

Imagem feita de helicóptero mostra estrago causado por deslizamento de terra na cidade de Gjerdrum, na Noruega
Imagem feita de helicóptero mostra estrago causado por deslizamento de terra na cidade de Gjerdrum, na Noruega Foto: Serviço de Resgate Norueguês / NTB / via Reuters

Helicópteros sobrevoaram a área, levando equipes de resgate em direção aos destroços das casas destruídas. Cerca de 700 pessoas foram evacuadas da área até agora, segundo a polícia.

— Houve dois tremores massivos que duraram um longo tempo e presumi que fosse a neve sendo removida ou algo parecido — disse Oeystein Gjerdrum, 68, à emissora NRK. — Então, a luz caiu de repente e um vizinho veio até a porta e disse que precisávamos evacuar, então acordei meus três netos e falei para se vestirem rapidamente.

Os desaparecidos são de casas na área mais próxima de onde ocorreu o deslizamento, mas ainda não está claro se eles ficaram presos em suas casas, se estavam fora delas ou se conseguiram escapar, disse a polícia.

— É uma catástrofe — definiu a primeira-ministra Erna Solberg a repórteres após visitar o local. — Pode haver pessoas presas, mas ao mesmo tempo não podemos ter certeza porque é feriado de ano novo, o que significa que as pessoas podem estar em outro lugar.

Um carro parou à beira de uma cratera formada na cidade norueguesa de Gjerdrum após um deslizamento de terra
Um carro parou à beira de uma cratera formada na cidade norueguesa de Gjerdrum após um deslizamento de terra Foto: Frededrik Hagen / NTB / AFP

Ela ainda alertou que as operações de resgate podem levar muito tempo.

— Isso pode levar dias — disse ela. — A situação ainda é tão instável que é impossível fazer qualquer esforço [de resgate] que não seja de helicópteros.

Segundo Roger Pettersen, chefe da operação policial no local, a área permanece instável por enquanto e só pode ser acessada por helicóptero.

De acordo com a emissora NRK, o Sul da Noruega tem tido muitas precipitações nos últimos dias, o que pode ter causado mudanças no solo argiloso, que é predominante na área, levando ao deslizamento.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-340

Veja Também

URGENTE: Homem tenta se aproximar de Bolsonaro com faca e é preso (veja o vídeo)

Ontem, terça-feira (05), na Expodireto – uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: