google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / GERAL / Nasa cria game para divulgar Telescópio Nancy Roman; veja como funciona

Nasa cria game para divulgar Telescópio Nancy Roman; veja como funciona

Agência espacial norte-americana lançou jogo em você controla o Telescópio Espacial Nancy Grace Roman, cujas operações estão previstas para começar em maio de 2027

Em jogo da Nasa, usuário vira operador do Telescópio Espacial Nancy Grace Roman (Foto: Reprodução/Nasa)
Em jogo da Nasa, usuário vira operador do Telescópio Espacial Nancy Grace Roman (Foto: Reprodução/Nasa)

Você já pensou em ter a chance de operar um telescópio da Nasa de última geração? A agência espacial norte-americana lançou um jogo em que você pode fazer disso — e sem a necessidade de ser especialista. No game, você é o operador do Telescópio Espacial Nancy Grace Roman, grande promessa para descobertas em astrofísica.


A ideia é usar a mira do telescópio para coletar objetos celestes, como galáxias, supernovas e exoplanetas, no menor tempo possível. Há também bolhas de matéria escura e buracos negros que são mais difíceis de capturar, pois se misturam a um fundo preto, mas que valem mais pontos.

O jogo conta até com a possibilidade de mirar no Telescópio James Webb, outro observatório espacial que orbita na mesma vizinhança onde estará o Roman. As operações científicas do novo equipamento devem começar até maio de 2027, embora uma data específica de lançamento não tenha sido definida por enquanto.

Jogo que simula operação do Telescópio Espacial Nancy Grace Roman tem estilo retrô da era 8-bit (Foto: Nasa)
Jogo que simula operação do Telescópio Espacial Nancy Grace Roman tem estilo retrô da era 8-bit (Foto: Nasa)

O estilo do jogo é retrô, inspirado nos arcades da era 8-bits, que fizeram um grande retorno na indústria de games. “Nosso objetivo para este jogo é informar e inspirar os jogadores sobre os incríveis objetos cósmicos em nosso universo e o que Roman pode ser capaz de ver de uma forma divertida e envolvente”, diz a Nasa.

O Telescópio Espacial Nancy Grace Roman funcionará como o Hubble, só que com tecnologia três décadas mais avançada que seu antecessorIsso permitirá ao invento captar imagens infravermelhas que são 200 vezes maiores do que aquelas coletadas pelo Hubble.



O telescópio em desenvolvimento, que passou por uma revisão de design em setembro de 2021, espiará através da poeira cósmica, explorando vastas extensões do espaço-tempo para pesquisar o universo infravermelho.

De acordo com a Nasa, a missão ajudará os cientistas a desvendarem alguns dos mistérios mais profundos da astrofísica, como a evolução do Universo e se há vida em outros mundos. A missão também visa ajudar a entendermos melhor a energia escura e a matéria escura, que compõem cerca de 95% do Universo conhecido.

“A enorme visão de Roman do espaço e as rápidas velocidades de pesquisa permitirão aos astrônomos observar planetas aos milhares, galáxias aos milhões e estrelas aos bilhões”, diz a agência espacial dos EUA. Você pode acessar o game no site oficial do telescópio. 

Paraíba em Minuto com Hudson Almeida

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98669-7489

Veja Também

REFORÇO DE PESO: Médico e ex-vice-prefeito, Dr. Francisco, confirma adesão à pré-candidatura de Tacyana Leitão à Prefeitura de Bayeux

A pré-candidata a prefeita de Bayeux, Tacyana Leitão, recebeu mais um reforço de peso ao ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: