google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / MUNDO / Reação alérgica a tinta de cabelo deixa mulher desfigurada; entenda por que isso acontece

Reação alérgica a tinta de cabelo deixa mulher desfigurada; entenda por que isso acontece

Em uma tentativa de começar o ano com uma mudança de visual, a americana Teneal Bernardd acabou tendo uma surpresa nada agradável: uma reação alérgica grave.

Teneal estava pintando o cabelo com uma tonalidade escura quando começou a ficar com o couro cabeludo vermelho e, posteriormente, extremamente inchada. A reação deixou a cabeça e o rosto da mulher irreconhecíveis.

O caso teve de ser resolvido no hospital, com uma combinação de medicamentos anti-histamínicos. Porém, o inchaço ainda permaneceu durante alguns dias.

“Não é doloroso, é apenas mais desconfortável. Eu ainda tenho muito inchaço aqui [abaixo dos olhos]”, contou em sua conta do TikTok.

A situação acende um alerta importante, já que todos estamos expostos a uma possível reação alérgica a esses e outros tipos de produtos, como hidratantes e henna para sobrancelhas.

“As tintas de cabelo, assim como qualquer outro produto com que a gente entra em contato, podem causar a dermatite de contato. A dermatite de contato é um processo inflamatório que acontece na nossa pele depois do contato com alguma substância que é potencialmente alergênica, e isso pode acontecer em qualquer fase da vida”, explica a médica alergista e imunologista Ana Carolina D’Onofrio e Silva, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

De acordo com a especialista, a qualquer momento o corpo pode “mudar de ideia” com relação àquela substância, ou seja, ele passa a entendê-la como agressiva e desencadeia um processo inflamatório.

No entanto, as tinturas mais escuras, como a utilizada por Teneal, aumentam o risco de uma possível reação.

“As tintas escuras têm uma substância chamada parafenilenodiamina, que é um potencial causador de reação alérgica”, alerta Ana Carolina.

O inchaço sofrido pela americana também é comum nessa situação, já que é um processo inflamatório — há liberação de células inflamatórias, que aumentam a passagem de líquido para o espaço fora dos vasos sanguíneos (espaço entre as células), ocasionando o inchaço.

O dermatologista Joaquim Xavier, do Hospital Sírio-Libanês, acrescenta que esse inchaço é mais comum “nas áreas afetadas, principalmente ao redor dos olhos, orelhas e face”.

“Uma outra dificuldade é que, nos casos da dermatite de contato por tintura de cabelo, você continua em contato com aquela tinta, é muito difícil conseguirmos tirar o contato. Então, até o cabelo crescer, você mantém o contato com aquela tintura, o que não diminui o processo inflamatório”, diz a alergista.

Teneal teve vermelhidão e, posteriormente, inchaço

Teneal teve vermelhidão e, posteriormente, inchaço

REPRODUÇÃO / EDIÇÃO R7

Para prevenir essa situação, Ana Carolina recomenda às pessoas que fiquem atentas aos primeiros sinais de irritação, como: coceira insistente no couro cabeludo, descamação da região e vermelhidão persistente. Esses sintomas tendem a piorar a cada nova aplicação do produto.

“Esse processo vai se intensificando e o corpo vai reagindo com mais intensidade, levando a mais vermelhidão, coceira mais intensa, formação de crostas na região afetada, eliminação de líquido através da ferida e, em casos mais graves, até bolhas na região”, exemplifica o dermatologista Xavier.

Entretanto, vale ressaltar que os sintomas ou a gravidade da reação são “totalmente imprevisíveis”, segundo Ana Carolina.

Portanto, a pessoa deve estar atenta a esses sinais também durante outros procedimentos menores, como tingimento de sobrancelha, e conferir, sempre, a procedência e a data de validade dos produtos.

“Em caso de reação, a pessoa deve lavar em abundância, primeiro, porque, às vezes, não é a tintura de cabelo [a causadora], mas sim um outro produto que foi usado, e esse pode ser removível. Procurar atendimento médico, assim que possível, para poder iniciar o tratamento com as medicações, porque a tintura fixa no cabelo, não conseguimos tirar a tinta de cabelo e, com isso, a reação pode continuar piorando”, finaliza Ana Carolina.

Paraíba em Minuto com Hudson Almeida

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98669-7489

Veja Também

URGENTE: Homem tenta se aproximar de Bolsonaro com faca e é preso (veja o vídeo)

Ontem, terça-feira (05), na Expodireto – uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: