google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / BRASIL / Brasil perde mais de 400 mil empresas no 1º semestre

Brasil perde mais de 400 mil empresas no 1º semestre

Companhias de micro, pequeno, médio e grande porte foram eliminadas da economia

Nos seis primeiros meses deste ano, o Brasil teve um saldo negativo de 428 mil empresas, incluindo as de micro, pequeno, médio e grande porte. Não se trata do número de empresas que fecharam — que é muito maior — mas da diferença entre as que abriram e as que fecharam no período. Não estão na conta apenas os microempreendedores individuais (MEIs).

O levantamento é da empresa Contabilizei, com base em registros do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJs), da Receita Federal, e foi divulgado pelo site g1.  publicidade

Segundo o levantamento, desde o quarto trimestre de 2021, tem sido mais comum o fechamento de empresas do que sua abertura. Nesse intervalo, foram abertas 2,08 milhões de empresas, enquanto 2,83 milhões foram fechadas. O saldo de empresas eliminadas no período é de 750 mil — e mais da metade (427.934) foi neste primeiro semestre do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Comércio perdeu quase 200 mil empresas no 1º semestre

confiança do consumidor
Em números absolutos, o comércio teve o pior desempenho no último semestre | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em números absolutos, o comércio teve o pior desempenho no último semestre, com mais de 195 mil empresas eliminadas. No segundo trimestre, para cada empresa do setor aberta, duas fecharam as portas, informa o g1.

Em segundo lugar, está o setor de serviços, que teve 183 mil empresas eliminadas da economia nestes seis meses. No segundo trimestre, a cada empresa que abriu, 1,5 fechou as portas.

O levantamento também mostra o declínio do setor industrial. No segundo trimestre deste ano, 7,8 mil indústrias foram abertas, mas três vezes mais — 25,1 mil — foram fechadas. No semestre, o saldo negativo de indústrias foi de 47 mil.

Além disso, a indústria vem com saldo negativo há mais tempo, desde o terceiro trimestre de 2021. O comércio passou a ter saldo negativo no quatro trimestre de 2021, enquanto os serviços só passaram para o campo negativo no terceiro trimestre de 2022.

Os números do semestre de empresas fechadas no Brasil:

  • comércio: 196,7 mil;
  • serviços: 183,3 mil; e
  • indústria: 47 mil;
  • total: 427,9 mil.

“Foi um período que trouxe várias dificuldades impostas à gestão financeira das empresas, além de um alto nível de endividamento da população”, disse ao g1 o vice-presidente de aquisição e receita da Contabilizei, Guilherme Soares. “Até o reaquecimento do mercado de trabalho formal faz empreendedores voltarem ao trabalho assalariado.”

Paraíba em Minuto com Hudson Almeida

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98669-7489

Veja Também

GOVERNO LULA: Desemprego sobe a 7,8% no trimestre até fevereiro, aponta IBGE

Em relação ao trimestre imediatamente anterior, houve alta de 0,3 ponto percentual na desocupação, que ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: