Categories: POLITICA

Assembleia enfrenta Moraes e decide soltar deputado Capitão Assumção

Decisão foi tomada em maioria simples e será encaminhada ao Supremo Tribunal Federal.

O plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo surpreendeu o ministro Alexandre de Moraes ao decidir, nesta quarta-feira (6), pela soltura do deputado Capitão Assumção (PL-ES), que havia sido preso por ordem do magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 29 de fevereiro. Foram 24 votos a favor da revogação e 4 votos contra.

Capitão Assumção foi acusado de participação em supostos atos antidemocráticos, envolvimento em esquemas de fake news e ataques a ministros do STF. Sua prisão se deu após o descumprimento de medidas cautelares impostas pela mais alta corte do país.

Foto: Divulgação/Assembleia Legislativa

Deputado estadual Capitão Assumção

A sessão, iniciada pontualmente às 9h desta quarta, contou com a participação dos 29 parlamentares da Casa, sob a presidência do deputado Marcelo Santos (Podemos).

Santos enfatizou a importância de um voto responsável, sereno e comprometido com a democracia e o estado democrático de direito. O relator da Comissão Especial, Lucas Scaramussa (Podemos), apresentou o relatório e concedeu 15 minutos para a sustentação oral do advogado de Capitão Assumção, Fernando Dilen. Scaramussa argumentou em favor da revogação da prisão, destacando a falta de contemporaneidade dos fatos imputados ao deputado.

“Os fatos imputados ao Deputado Capitão Assumção remontam a dezembro de 2022 e janeiro de 2023, enquanto a decretação da prisão ocorreu em fevereiro de 2024. Na Assembleia Legislativa, o deputado demonstrou um comportamento que não parece desrespeitar as determinações do STF”, afirmou o relator.

Os sete deputados membros da Comissão Especial acompanharam o relatório e votaram pela revogação da prisão, respaldando a decisão tomada. Após a aprovação do parecer pela comissão, o presidente da Ales submeteu a decisão à votação plenária, onde os demais parlamentares tiveram a oportunidade de expressar seus votos.

Agora, a Assembleia Legislativa deve publicar decreto legislativo e enviar ofício ao STF, comunicando a decisão. Dessa forma, a Corte Suprema deverá fazer o encaminhamento da soltura às autoridades policiais.

A defesa de Capitão Assumção celebrou a decisão como um marco histórico para a democracia e os poderes constituídos. O advogado Fernando Dilen anunciou que a Ales enviará nas próximas horas um ofício ao STF comunicando a decisão tomada pela assembleia.

O desfecho desta sessão não apenas coloca um ponto final em um capítulo tumultuado da política estadual, mas também levanta questões sobre os limites entre os poderes legislativo e judiciário, reforçando a importância do equilíbrio e da harmonia entre eles. A revogação da prisão de Capitão Assumção certamente deixará marcas na história política do Espírito Santo.

PGR foi contra prisão

O colegiado de deputados também destacou manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) contrária à prisão do parlamentar. “A Constituição estabelece que deputados não podem ser presos, salvo em caso de flagrante de crime inafiançável”, diz trecho do parecer.

Paraíba em Minuto com Hudson Almeida

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98669-7489

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

TRAGÉDIA: Garçom é suspeito de matar vereador e esfaquear mais duas pessoas em restaurante – VEJA O VÍDEO

Um garçom é suspeito de esfaquear três pessoas neste domingo (28) em um restaurante de Camocim, no…

1 semana ago

CORRUPÇÃO: Relatório da CGU aponta ministro de Lula como autor em desvio em obra

A Controladoria-Geral da União (CGU) apontou irregularidades na pavimentação de uma estrada financiada por emendas do então…

1 semana ago

Madonna desembarca no Rio para show histórico na Praia de Copacabana

Madonna desembarcou na manhã desta segunda-feira (29) no Rio de Janeiro para o show que…

1 semana ago

VAI TER QUE DEVOLVER: Tribunal de Contas multa prefeito Emerson Panta em R$ 2 milhões

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado, reunido em sessão ordinária, nesta quarta-feira (24),…

2 semanas ago

Derrota para Lula que defende as drogas, Senado aprova PEC para criminalizar posse e porte de qualquer quantidade de drogas

Projeto foi aprovado em primeiro turno no Senado Federal por 53 a 9 O plenário…

3 semanas ago

PESQUISA: Nilvan dispara com 32,7%, contra Primo de Panta, o Jackson Alvino com 18,8%; Pedrito tem 10,9%

Nilvan Ferreira lidera a pesquisa, seguido de Jackson Alvino e Pedrito Gomes – Fotomontagem Pesquisa…

3 semanas ago