Cerimônia de abertura aconteceu nesta quinta-feira, no ginásio da Universidade Federal da Paraíba.
Serão nove dias de competição e treze modalidades
Estão abertos os Jogos Escolares da Juventude de 2014. Serão nove dias de competição, intercâmbio entre mais de 4.500 pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes; arte, cultura e principalmente descobertas dos novos talentos olímpicos do país. A solenidade de abertura aconteceu na noite desta quinta-feira, no ginásio da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, e contou com a apresentação de grupos folclóricos e a presença de autoridades. No final do evento, a pira olímpica foi acesa pela judoca Sara Menezes, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres e que já conquistou três medalhas de ouro em edições anteriores dos Jogos Escolares.
A jornalista e apresentadora da Rede Globo, Fernanda Gentil, comandou a festa, que foi animada pelo grupo folclórico Eita. Eles fizeram uma apresentação de dança embalada pelo forró. E logo depois as delegações dos 26 estados e do Distrito Federal desfilaram no palco principal, sob aplausos dos espectadores que ocupavam o ginásio da Universidade.
Com todas as delegações enfileiradas no ginásio, o hino nacional foi apresentado pelo coral Vozes da Infância, da Secretaria de Educação de João Pessoa, acompanhado pela Banda Municipal 5 de Agosto.
Ainda fizeram seus pronunciamentos o diretor geral dos Jogos, Edgar Hubner; a chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Esportes, Andrea Alfama; o secretário de Esportes de João Pessoa, Edmilson Ferreira; e o governador Ricardo Coutinho, que declarou abertos os Jogos.
Depois disso, chegou o momento mais importante da solenidade: a cerimônia de acendimento da pira olímpica, feita por atletas e ex-atletas olímpicos nomeados pelo COB como embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude.
Antoine Jaoude, da luta olímpica, foi o primeiro a ter a tocha em suas mãos. O fogo, que representa os Jogos, ainda passou pelas mãos de Lígia Silva, do tênis de mesa; Vanderlei Cordeiro de Lima, da maratona; Angelica Kvieczynski, da ginástica artística; e Murilo Fischer, do ciclismo. A tocha rodou todo o ginásio até chegar às mãos da judoca Sarah Menezes, que acendeu a pira.
A competição vai acontecer até o dia 15 de novembro e vai contar com 4.600 participantes de 1.300 escolas de todo o Brasil, divididas em 13 modalidades.