google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / ESPORTE / JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE: Com Sarah Menezes acendendo pira, Jogos Escolares são abertos na PB

JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE: Com Sarah Menezes acendendo pira, Jogos Escolares são abertos na PB

Cerimônia de abertura aconteceu nesta quinta-feira, no ginásio da Universidade Federal da Paraíba.

Serão nove dias de competição e treze modalidades

Sarah Menezes acende pira dos Jogos Escolares da Juventude (Foto: Kleide Teixeira / Jornal da Paraíba)
Sarah Menezes acende a pira dos Jogos Escolares da Juventude (Foto: Kleide Teixeira / Jornal da Paraíba)

Estão abertos os Jogos Escolares da Juventude de 2014. Serão nove dias de competição, intercâmbio entre mais de 4.500 pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes; arte, cultura e principalmente descobertas dos novos talentos olímpicos do país. A solenidade de abertura aconteceu na noite desta quinta-feira, no ginásio da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, e contou com a apresentação de grupos folclóricos e a presença de autoridades. No final do evento, a pira olímpica foi acesa pela judoca Sara Menezes, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres e que já conquistou três medalhas de ouro em edições anteriores dos Jogos Escolares.

Fernanda Gentil comanda solenidade de abertura dos Jogos (Foto: Kleide Teixeira / Jornal da Paraíba)
Fernanda Gentil comandou a solenidade de abertura dos Jogos Escolares da Juventude (Foto: Kleide Teixeira / Jornal da Paraíba)

A jornalista e apresentadora da Rede Globo, Fernanda Gentil, comandou a festa, que foi animada pelo grupo folclórico Eita. Eles fizeram uma apresentação de dança embalada pelo forró. E logo depois as delegações dos 26 estados e do Distrito Federal desfilaram no palco principal, sob aplausos dos espectadores que ocupavam o ginásio da Universidade.

Com todas as delegações enfileiradas no ginásio, o hino nacional foi apresentado pelo coral Vozes da Infância, da Secretaria de Educação de João Pessoa, acompanhado pela Banda Municipal 5 de Agosto.

Ainda fizeram seus pronunciamentos o diretor geral dos Jogos, Edgar Hubner; a chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Esportes, Andrea Alfama; o secretário de Esportes de João Pessoa, Edmilson Ferreira; e o governador Ricardo Coutinho, que declarou abertos os Jogos.

Delegações dos 26 estados e do Distrito Federal estiveram na abertura dos Jogos Escolares (Foto: Kleide Teixeira / Jornal da Paraíba)
Representantes das 27 delegações desfilaram na abertura dos Jogos Escolares da Juventude de 2014 (Foto: Kleide Teixeira / Jornal da Paraíba)

Depois disso, chegou o momento mais importante da solenidade: a cerimônia de acendimento da pira olímpica, feita por atletas e ex-atletas olímpicos nomeados pelo COB como embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude.

 Antoine Jaoude, da luta olímpica, foi o primeiro a ter a tocha em suas mãos. O fogo, que representa os Jogos, ainda passou pelas mãos de  Lígia Silva, do tênis de mesa; Vanderlei Cordeiro de Lima, da maratona; Angelica Kvieczynski, da ginástica artística; e Murilo Fischer, do ciclismo. A tocha rodou todo o ginásio até chegar às mãos da judoca Sarah Menezes, que acendeu a pira.

A competição vai acontecer até o dia 15 de novembro e vai contar com 4.600 participantes de 1.300 escolas de todo o Brasil, divididas em 13 modalidades.

Grupo Folclórico faz apresentação na abertura do evento (Foto: Kleide Teixeira / Jornal da Paraíba)
Grupo folclórico cantou, dançou e exibiu a bandeira da Paraíba (Foto: Kleide Teixeira / Jornal da Paraíba)

Veja Também

Vitória confirma o favoritismo e elimina o Treze da Copa do Nordeste

O Vitória foi superior e venceu o Treze por 3 x 0 nesta quarta-feira (27), no Barradão, pela ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: