Programação começa às 6h da manhã e segue até as 23h45 desta segunda-feira, da Zona Sul até a Zona Leste da Capital

As comemorações pelo Dia de Iemanjá, em 8 de dezembro, chegam aos 50 anos em João Pessoa e têm programação especial para esta segunda-feira (8), partindo do Valentina, na Zona Sul, passando pelo bairro São José e seguindo até o Busto de Tamandaré, na praia. Há esquema diferenciado de trânsito e limpeza para garantir o evento.
A Federação dos Cultos Afro Brasileiros na Paraíba, que organiza o evento, estima que 150 mil pessoas devam participar das festividades, que começam às 6h da manhã e seguem até as 23h45.
A primeira festa em homenagem à Rainha do Mar foi feita no dia 8 de dezembro de 1964, coordenada pelo Babarolixá Carlos Leal, mas o evento só teve continuidade a partir de 1966, quando o então governador da Paraíba João Agripino sancionou a Lei 3.443, assegurando o livre exercício dos cultos de Umbanda e de Matriz Africana no estado.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana já divulgou o plano operacional com as alterações no trânsito da Orla de João Pessoa e de trechos por onde devem passar o evento.
A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) também montou um esquema especial com 200 agentes que vão garantir a limpeza da praia antes, durante e depois do evento, segundo informou a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa.
Veja abaixo a programação a 50º Festa de Iemanjá em João Pessoa, divulgada pela Federação dos Cultos Afro Brasileiros na Paraíba.
6h – Acorde com Iemanjá – Valentina de Figueiredo: Queima de fogos abrindo o dia de homenagens
14h – Toque Especial de Odoyá: No terreiro de Pai André de Oxalá no Valentina
16H – Grande caminhada, saindo do Palácio Xangô Alafin. No bairro de Cruz das Armas. Responsável: Pai Gilberto (O Rei do Candomblé da Paraíba)
19h – Pré-abertura com apresentação do Grupo de Afoxé Aruanda, de Pitimbu
19h15 – Discurso do diretor de comunicação da FCAB-PB radialista Elialdo Silva, falando sobre as futuras ações da federação
19h25 – Abertura oficial da festa, com presidente Mãe Penha de Iemanjá. Na oportunidade, ela inaugura o Palácio e hasteia a imagem comemorativa dos 50 anos, seguido de um show pirotécnico
19h45 – Início das homenagens dos templos, de toda a Paraíba
21h30 – Caminhada do Pai Zé Bambolê, saindo do bairro São José no sentido Busto de Tamandaré
23h45 – Encerramento das atividades com entrega dos presentes para Iemanjá.
Fonte: Portal Correio / Portal Santa Rita Verdade