google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / POLITICA / Sem Lula candidato, votos nulos e em branco ‘lideram’ pesquisa Datafolha

Sem Lula candidato, votos nulos e em branco ‘lideram’ pesquisa Datafolha

Sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os votos nulos e em branco ‘ganhariam a eleição’, de acordo com a pesquisa Datafolha, a primeira após a prisão do petista, divulgada neste domingo.

 

Nos seis cenários do levantamento sem o ex-presidente, a porcentagem de votos brancos e nulos é maior do que a de intenção de voto no candidato em primeiro lugar. Entre apenas os eleitores de Lula, um terço prefere votar em branco ou anular o voto, em vez de escolher outro nome.

 

O PT informa que pretende manter a candidatura de Lula, preso esta semana por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. Apesar da Lei da Ficha Limpa, que torna inelegíveis condenados em tribunal colegiado, como é o caso do ex-presidente, a legislação permite que Lula peça o registro de candidatura e que o partido faça campanha até que a Justiça Eleitoral decida sobre o caso.

 

Os dois nomes cotados para substituir Lula como candidato do PT — o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o ex-governador da Bahia Jaques Wagner — não atingem mais de 2% das intenções de voto na pesquisa. Os dois pré-candidatos de esquerda que ficaram ao lado de Lula antes da prisão — Manuela D’ Ávila (PCdoB) e Guilherme Boulos (Psol) também não vão além dos petistas na pesquisa.

A pré-candidata da Rede, Marina Silva, herdaria o maior percentual de votos de Lula (20%), em uma eleição sem o líder petista, seguida de Ciro Gomes, do PDT (15%). O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) ganharia 5% dos votos de Lula, Geraldo Alckmin (PSDB) 5%, Joaquim Barbosa (5%), Ávaro Dias (Podemos) 3%.

Apenas 3% dos eleitores de Lula disseram que votariam em Fernando Haddad (PT) e em Manuela D’ Ávila (PCdoB). Segundo o mesmo levantamento, porém, dois de cada três eleitores do ex-presidente dizem que votariam em um candidato indicado por ele.

Votariam em outros 7%, em branco ou nulo, 32%. Não souberam responder 3%.

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 11 e 13 de abril, em 227 municípios. Foram feitas 4.194 entrevistas A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

 

 

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

E-mail: redacaosantaritaverdade@gmail.com

Veja Também

CAI OUTRA NARRATIVA: Ida de Bolsonaro à embaixada da Hungria não configurou busca por asilo político, afirmou PGR

Ex-presidente passou duas noites na representação diplomática após ter sido convidado por cônsul. Jair Bolsonaro ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: