google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / BRASIL / Presidente Bolsonaro edita MP para tentar evitar demissões em massa

Presidente Bolsonaro edita MP para tentar evitar demissões em massa

Medida Provisória evita demissões em massa, mantém empregos em modalidade garante redução salarial somente nos casos onde o empregador ofereça cursos de capacitação na contrapartida e dá outras possibilidades de manutenção do trabalho.

Ação faz parte de uma série de medidas tomadas pelo Governo Federal para combater os efeitos da doença no país, protege empregado e empregador.

O Presidente Bolsonaro editou uma Medida Provisória (MP) da equipe econômica do Governo visando a manutenção dos trabalhos e empregos nas empresas que mais sofrem com o confinamento causado pelo vírus chinês.

O empregador não precisará pagar salário no período de suspensão contratual, mas “poderá conceder ao empregado ajuda compensatória mensal” com valor negociado entre as partes.

Nos casos em que o programa de qualificação não for oferecido, será exigido o pagamento de salário e encargos sociais, e o empregador ficará sujeito a penalidades previstas na legislação.

A suspensão dos contratos não dependerá de acordo ou convenção coletiva acordos individuais entre patrões e empregados estarão acima das leis trabalhistas ao longo do período de validade da MP; para “garantir a permanência do vínculo empregatício”, desde que não seja descumprida a Constituição.

Benefícios como plano de saúde deverão ser mantidos; Teletrabalho (trabalho à distância, como home office); Suspensão de férias para trabalhadores da área de saúde e de serviços considerados essenciais.

Antecipação de férias individuais, com aviso ao trabalhador até 48 horas antes; Concessão de férias coletivas.

Aproveitamento e antecipação de feriados; Banco de horas; Suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho; Direcionamento do trabalhador para qualificação.

Adiamento do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A ação passa se soma a várias outras ações já tomadas pelo Governo Bolsonaro para conter os danos causados pela doença. Por ser Medida Provisória (MP), as regras passarão a valerão imediatamente e terão duração por 120 dias.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

Veja Também

GOVERNO LULA: Desemprego sobe a 7,8% no trimestre até fevereiro, aponta IBGE

Em relação ao trimestre imediatamente anterior, houve alta de 0,3 ponto percentual na desocupação, que ...

%d blogueiros gostam disto: