O secretário afirmou que o governo poderá elaborar um conjunto de medidas para desburocratizar o crédito
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil / Agência O Globo

O secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, afirmou nesta segunda-feira que as medidas de enfrentamento aos efeitos do coronavírus do governo Bolsonaro salvaram cinco milhões de empregos.

– A possibilidade de antecipar feriados, antecipar férias, suspender contratos de trabalho com transferências do Tesouro Nacional, essas medidas no conjunto já salvaram 5 milhões de empregos – disse.

O secretário disse que as medidas que foram implementadas pelo Ministério da Economia têm duração de até quatro meses. Segundo ele, se a crise se prolongar, será necessário um novo conjunto de medidas.

– Quanto mais tempos permanecermos fechados, maior vai ser o impacto econômico, você deixou de produzir, isso é impacto direto. Mas o impacto indireto é que aumenta o número de falências, ou seja, aumenta o desemprego lá na frente e diminui a velocidade de retomada.

Sachsida também falou sobre medidas para destravar as concessões de empréstimos e financiamentos. Ele disse que após a aprovação do ‘Orçamento de guerra’, o ministério fará um conjunto de medidas para facilitar a liberação do crédito.

O projeto prevê que as empresas que não estejam em dia com a Previdência Social poderão receber benefícios e incentivos fiscais durante o período de calamidade.

– Quando a empresa deve dinheiro para a previdência, ela não pode pegar dinheiro emprestado para banco público. Essas medidas burocráticas para liberalizar o crédito, assim que aprovar a PEC da Guerra acho que conseguimos fazer um conjunto bacana de desburocratização do crédito.