google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / CIDADES / ACIMA DA LEI: Presidente da Câmara de Bayeux e Seis vereadores afrontam decisão da Justiça e decidem suspender eleições indiretas

ACIMA DA LEI: Presidente da Câmara de Bayeux e Seis vereadores afrontam decisão da Justiça e decidem suspender eleições indiretas

bayeux - CONFRONTANDO DECISÃO JUDICIAL: Kita se mantém como prefeito interino de Bayeux após Câmara decidir suspender eleições indiretas

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Bayeux acatou, na sessão desta terça-feira (28), o pedido formulado por um grupo de vereadores e decidiu pela suspensão de trecho da Lei Orgânica que autoriza  eleições indiretas para a prefeitura do município em decorrência de vacância a menos de seis meses do fim do mandato.

A decisão, além de confrontar a decisão da Justiça em realizar o pleito 30 dias após a renúncia de Berg Lima, na prática, mantém o vereador Jefferson Kita (Cidadania) como prefeito interino de Bayeux até o dia 31 de dezembro.

O requerimento para cancelamento das eleições, inicialmente previstas para o dia 14 de agosto, foi apresentado pelo vereador Betinho da RS (Podemos) e subscrito por mais cinco parlamentares – Josauro Pereira (PDT), Zé Baixinho (PMN), Lucília Luiz (DEM), Nôquinha (PSL) e Roni Alencar (PMN) – na última sexta-feira (24).

Os autores do pedido alegam que uma mudança na Lei Orgânica do Município, determinando a realização de eleições indiretas quando faltarem menos de um semestre para o fim do mandato, nunca foi publicada e não teria validade jurídica.

Também defendem que mais uma eleição, ainda que indireta, traria mais instabilidade ao município, que vem combatendo os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Ao acatar o pedido, a Mesa declarou a nulidade da emenda à Lei Orgânica que falava em “seis meses do fim do mandato” , voltando a acolher o antigo texto que previa a realização de eleições indiretas apenas na hipótese de vacância do cargos de prefeito e vice-prefeito a 15 meses do fim do mandato.

Embora membro da Mesa, o vereador Uedson Orelha (PSL) disse estar triste com o classificou de manobra. “Isto não passa de um ato sorrateiro e vil, numa tentativa única de tentar burlar a lei maioria desta casa, que teve sua emenda aprovada, promulgada à unanimidade, com a devida publicação no site oficial desta Câmara, no dia 12 de março de 2019”, destacou.

Vaga

A corrida pelo comando de Bayeux teve início em 14 de julho, quando o Berg Lima decidiu colocar um fim em suas tentativas de retornar ao comando político da cidade, protocolando na Câmara um pedido de renúncia do cargo.

A decisão foi tomada uma semana após o Supremo Tribunal Federal (STF) negar o seu retorno, encerrando mais um capítulo de um impasse jurídico vivido desde 2017.

A reviravolta, nesta terça-feira, na decisão da Mesa Diretora ocorre em meio às afirmações do presidente da Casa, vereador Inaldo Andrade (Republicanos), de que o processo eleitoral estaria se encaminhando para ser realizado no dia 14 de agosto, ou seja, 30 dias após a renúncia de Berg Lima, assim como prevê o Regimento Interno da Câmara Federal, por equiparação.

Decisão judicial

A parte ao procedimento administrativo, o juiz Francisco Antunes, da 4ª Vara Mista de Bayeux determinou que o presidente da Câmara Municipal de Bayeux, Inaldo Andrade (Republicanos), realize as eleições indiretas no prazo de 30 dias, sob pena de enquadramento em crime de desobediência.

A ação judicial foi assinada pelo vereador Adriano Martins (MDB), um dos que cobra que seja formada a Comissão Eleitoral. Segundo ele, o prefeito interino, Jefferson Kita (Cidadania), e o presidente da Câmara, Inaldo Andrade (Republicanos),  são aliados e estariam criando, o que ele chama de ‘embaraços’, para não realizar as eleições indiretas.

Em meio ao imbróglio, uma figura já esquecida voltou ao cenário nesta quinta-feira (23). O ex-vice-prefeito de Bayeux, Luiz Antonio (PSDB), teve um pedido para anular o processo de cassação do seu mandato anulado pela 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

Paraíba em Minuto com Jornal da Paraíba

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-340

Veja Também

ADESÃO DE PESO: PC do B fecha com Tacyana Leitão em Bayeux

Nesta sexta-feira, dia 16 de fevereiro de 2024, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) oficializou ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: