google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / POLITICA / 100 dias: “Governo Lula decepciona”, Juros altos, gasolina Alta, desemprego subindo e sem picanha

100 dias: “Governo Lula decepciona”, Juros altos, gasolina Alta, desemprego subindo e sem picanha

Sem Picanha, Desemprego, Juros altos e recesso: Marcam os 100 dias de Lula

Lula -
Banqueiros fazem avaliação negativa do início do novo mandato de Lula, mas veem com bons olhos o novo arcabouço fiscal (Mauro Pimentel/AFP)

Os primeiros 100 dias do governo Lula na área econômica passaram em branco ou, pior, mostraram retrocesso em relação às promessas de campanha, na visão de grandes banqueiros de São Paulo e do Rio ouvidos pela coluna.

Há elogios à apresentação da nova âncora fiscal – que deve ser enviada nesta semana ao Congresso –, mas de forma geral a sensação de frustração é verbalizada mesmo por aqueles que declararam apoio ao candidato do PT no segundo turno.

“Decepção. Prometeu um governo com menos Gleisi (Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT) e incluindo Meirelles (Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central). O governo excluiu Meirelles e tem Gleisi demais”, afirma um banqueiro. “Um pouco decepcionante para quem esperava um Lula como o do primeiro mandato. Ele me parece bem mais cansado”, avalia outro nome do setor.

Sobre a nova âncora fiscal, há dúvidas sobre a sustentabilidade do novo regime, porque ele depende, necessariamente, de um forte aumento das receitas. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem dito que quer atacar o que chamou de “jabutis tributários”– vantagens e isenções tributárias para alguns setores da economia. Ainda assim, o mercado vê o risco de alta da carga tributária.

“Melhor do que não ter (a âncora fiscal), mas mostra que teremos alta de impostos, mais gastos do governo e aumento da dívida pública”, afirma outro sócio de banco. “O Brasil não vai crescer nos próximos quatro anos, e o próximo presidente terá de fazer um ajuste fiscal”, completa. “Mais governo, menos produtividade.

Mais juros e inflação do que algo que controlasse, de verdade, as despesas e a dívida pública”, prevê um alto executivo de banco. “Perdeu a chance de dar um norte econômico (principalmente fiscal) e está muito ambíguo nas relações exteriores. Em geral a administração parece estar melhor que a administração anterior”, conclui outro banqueiro.

Paraíba em Minuto com Hudson Almeida

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98669-7489

Veja Também

PESQUISA: Nilvan dispara com 32,7%, contra Primo de Panta, o Jackson Alvino com 18,8%; Pedrito tem 10,9%

Nilvan Ferreira lidera a pesquisa, seguido de Jackson Alvino e Pedrito Gomes – Fotomontagem Pesquisa ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: