google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / CIDADES / Moradores de Santa Rita calçam rua por conta própria

Moradores de Santa Rita calçam rua por conta própria

Até pouco tempo atrás, a Rua Dr. José Idebrando Dantas de Menezes, do Loteamento Boa Vista, no bairro de Várzea Nova, em Santa Rita, era apenas mais uma via da cidade feita de barro, esburacada e fácil de alagar em tempos de chuva. Mas do ano passado para cá isso começou a mudar. Cansados de esperar por uma solução do poder público, os moradores do local resolveram se unir para calçar o logradouro. E os primeiros sinais de mudança já são visíveis.

A ideia de tomar à frente do serviço partiu de um pequeno grupo de residentes. Um deles, Flávio Jacinto, construtor e presidente da ONG Orgsocial, havia calçado uma rua próxima porque construiu casas nela. Questionado por não repetir o ato nas demais vias, ele explicou que faria o serviço se contasse com a ajuda dos moradores, pois o trabalho fugia das obrigações dele enquanto empresário do setor da construção.

Ao ouvir a proposta, os moradores aceitaram o desafio de bancar a obra e acabar com o problema que já dura mais de dez anos. A primeira ação para arrecadar fundos aconteceu ainda em 2015 e foi voltada para a venda de camisas com temas de fim de ano. O comércio das peças arrecadou R$ 2.050, recurso usado na terraplanagem da rua.

Diante das conquistas visíveis, o movimento foi ganhando cada vez mais apoio dos residentes da via e até de fora dela. Logo, novas ideias para arrecadar dinheiro foram surgindo. Uma delas, a ação atual, gira em torno do sorteio de uma ‘cinquentinha’ através de um bingo, que vai ser realizado no dia 13 de março. As cartelas estão sendo comercializadas na Panificadora Kimassa e também podem ser adquiridas junto aos moradores.

Moradores estão vendendo cartelas de bingo que sorteará 'cinquentinha'
Moradores estão vendendo cartelas de bingo que sorteará ‘cinquentinha’ / Fotos: A Usina

De acordo com Flávio, com a venda de 300 cartelas, são mil no total, foi possível comprar quatro mil pedras. O resultado dos primeiros investimentos pode ser visto por qualquer um que passe na área; a rua começou a ser calçada. E a ajuda para a execução do projeto só aumenta. Especialmente por conta da divulgação que está sendo feita nas redes sociais.

Fora do loteamento, pessoas também se mobilizam em prol da causa. Recentemente, o ex-deputado Domiciano Cabral, que doou cinco sacos de cimento, Marlene Panta, que deu duas mil pedras para o calçamento da rua, e o secretário de Infraestrutura do município, Olavo de Baleia, que também deu sua contribuição, não como detentor do cargo que exerce, mas como indivíduo que quis ajudar no projeto, foram algumas destas pessoas.

 

Antes mesmo do sorteio da cinquentinha, o grupo já divulga a próxima atividade que irá arrecadar mais recursos para o calçamento. Trata-se de um jantar dançante que está programado para ocorrer na granja do doutor Romero. O evento deve contar com uma banda de João Pessoa para animar participantes da festa beneficente.

O secretário de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Santa Rita, Olavo de Baleia, foi procurado pela equipe de reportagem do jornal A Usina para comentar o assunto, mas não atendeu às ligações.

Veja a reportagem em vídeo:

Veja Também

Paraíba tem quase 800 casos de síndrome respiratória aguda, aponta boletim da Saúde

A Paraíba tem 766 registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de acordo com o ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: