Home / NOTÍCIAS / Câmera registra momento que meteoro brilha no céu durante madrugada em João Pessoa

Câmera registra momento que meteoro brilha no céu durante madrugada em João Pessoa

Astrônomo que registrou as imagens disse que observação do fenômeno costuma ser rara quando o tempo está fechado

Um dos registros foi feito pela câmera operada por Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon (Foto: Reprodução/Whatsapp)

Um meteoro brilhante foi visto no céu da capital paraibana, na madrugada deste domingo (23). Conhecido como bólidos ou bolas de fogo, o fenômeno foi registrado por câmeras da Bramon, rede colaborativa de astrônomos profissionais e amadores.

 

Um dos registros foi feito pela câmera operada por Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon. Ele explica que bólidos costumam ser observados frequentemente em João Pessoa, mas não em dias de chuva. Outra diferença que chama atenção é o tamanho do meteoro.

 

“É comum vermos bólidos menores e em dias com céu limpo. O de hoje [domingo] foi bem maior do que os de costume e ainda estava chovendo. Então são dois fatores que tornam o registro ainda mais interessante”, contou Marcelo Zurita, ao Portal Correio.

 

Segundo ele, a partir das imagens será possível identificar a origem do meteoro e em que altura aconteceu a passagem do fragmento. “Pelo menos 90% dos meteoros observados estão a 95 km de altura, então de antemão não acreditamos que esse bólido estivesse em altura inferior”, explicou.

 

“Por ele ter sido rápido e bastante luminoso, a suspeita inicial é de que ele seja um fragmento relativamente grande, do tamanho de uma laranja por exemplo, de um cometa. Mas vamos analisar as imagens para chegar a um apontamento mais preciso”, completou astrônomo amador.

 

 

 

 

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram.
Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto: 

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

E-mail: redacaosantaritaverdade@gmail.com

Sobre Paraíba em Minuto

Veja Também

Menina de 9 anos chama a polícia após pais mandarem ela arrumar o próprio quarto

Polícia local foi até casa da criança para responder a emergência que na verdade era ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.