google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / CIDADES / DENÚNCIA: Secretaria de Saúde de JP; atrasa fornecimento de alimentos especiais para pacientes cadastrados

DENÚNCIA: Secretaria de Saúde de JP; atrasa fornecimento de alimentos especiais para pacientes cadastrados

Pelo compromisso com a verdade e por não ter “rabo preso” com nenhum político ou instituição, o Blog do Braga é frequentemente procurado por leitores para fazer algumas denúncias. Nesta semana, por exemplo, uma pessoa que pediu para não ser identificada, nos procurou para relatar sérios problemas na Secretaria de Saúde de João Pessoa.

Segundo foi apurado, dezenas de pessoas que precisam de alimentação especial via sonda nasal e enteral, vem sofrendo com a falta destes suplementos alimentares que são – ou pelo menos deveriam – ser repassados pela secretaria de saúde. Sabemos que o município tem a responsabilidade de atender estes usuários, que tem avaliação clínica médica e nutricional.

Nós recebemos um print de uma conversa via aplicativo de texto, na qual uma pessoa solicita a alimentação da Sr. Geni dos Santos, de 84 anos, que até o momento do print, fazia três dias que estava sem se alimentar. Cada caixa com 12 litros da alimentação especial custa em média R$ 400,00 e a Sr. Geni faz uso de 1 litro por dia. 

Nos perguntamos, como uma pessoa assalariada consegue se manter sem a ajuda do governo? Em um caso como esse, é praticamente impossível. Não só ela como outras dezenas de pessoas passam pela mesma situação e acabam precisando de ajuda de amigos e familiares para sobreviver, muitas vezes fazendo até campanha na internet.

No print, não temos nenhuma surpresa. A resposta da gerente da GEMAF (Gerência de Medicamentos e Assistência Farmacêutica), Luciane Costa, é a de sempre: a secretaria está com dificuldades de atender as demandas já iniciadas, pois a procura é muito grande. Ela afirma ainda em tom bastante irônico, que fazer denúncias na imprensa não vai resolver nada e que não tem previsão para resolver o problema.

Bom, nós usamos o nosso espaço para nos solidarizarmos não só com a Sr. Geni, mas com outros pacientes que passam pelas mesmas dificuldades e vivem em situações precárias, pois precisam do apoio do governo, seja municipal ou estadual e infelizmente não conseguem. 

Fica aqui o nosso apelo, e caso alguém da SMS queira se pronunciar sobre o caso, é só entrar em contato conosco que estaremos dispostos a divulgar também o outro lado.

Paraíba em Minuto, com Blog do Braga

Veja Também

Paraíba tem quase 800 casos de síndrome respiratória aguda, aponta boletim da Saúde

A Paraíba tem 766 registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de acordo com o ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: