A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou na terça-feira (dia 19), o aplicativo Anatel Consumidor — disponível tanto para Android, quanto para iOS —, por meio do qual o consumidor poderá efetuar reclamação contra operadoras e receber retorno em até dez dias corridos. A ferramenta ainda permite que o usuário reabra o chamado e avalie o atendimento.
A iniciativa faz parte da estratégia da Agência intensificar a utilização dos meios digitais, que apresentam custos inferiores de manutenção e maior facilidade de utilização em relação ao atendimento telefônico ou presencial. No entanto, o atendimento tradicional não deixará de ser realizado.
Quem não tiver acesso ao aplicativo poderá registrar queixas pela página da Anatel na internet ou por telefone, de forma gratuita, em dias úteis, das 8h às 20h, por meio dos números 1331 ou 1332 — este último específico para pessoas com deficiência auditiva ou de fala.
Somente do início do ano até o mês de outubro, as empresas de telefonia móvel já receberam mais de um 1,2 milhão de reclamações. Os motivos mais apontados são: cobranças em desacordo com o contratado (136.812); cobranças após cancelamentos (63.642); e cobranças de serviços, produtos ou planos não contratados (56.480).
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