A história por trás dos Doodles do Google; entenda como nasceu o projeto
Como usar o Doodle de John Venn
A ideia do Doodle do Google em homenagem a John Venn é simples. Ao acessar a página inicial, um botão de “play” sugere o início da brincadeira. Ao acioná-lo, dois círculos ilustrando grupos distintos são exibidos, em cores diferentes. No primeiro, são mostradas cinco opções de elementos, um deles deve ser escolhido. Ao fazer isso, o segundo grupo sugere mais cinco opções – escolha outro elemento.
Feitas as escolhas nos grupos, a proposta do doodle é unir os assuntos. Sendo assim, os grupos Transporte e Com Asas, usados no exemplo, mostram uma interseção entre os dois temas: um avião.
Há diversos assuntos, como música, vegetação, mítico e etc. Vale gastar alguns minutos se divertindo. Depois de encontrar uma mistura, é possível compartilhar no Twitter, no Google+ ou no Facebook.
História de John Venn
O matemático John Venn nasceu no dia 4 de agosto, de 1834, na Inglaterra. Aos três anos, Venn ficou órfão de mãe. John Venn só foi para a escola aos 19 anos, quando ingressou em Cambridge. Lá se formou em matemática, porém decidiu seguir a vocação familiar e se tornou sacerdote anglicano no ano de 1859.
O matemático foi aluno da Gonville and Caius College, uma faculdade da Universidade de Cambridge em Cambridge, na Inglaterra. No campus, um dos vitrais foi feito em homenagem a Venn, com diagramas de conjuntos.
Passeios do Street View: conheça a série de aventuras do Google Maps
Em 1862, John Venn voltou para a Universidade de Cambridge como professor de Ciência Moral, estudando e ensinando Lógica e a Teoria da Probabilidade.
Seis anos depois, ele se casou com Susanna Carnegie, com quem tem seu filho, John Archibald Venn.
Devido a incompatibilidades filosóficas, em 1883 Venn se demitiu do clero. Neste mesmo ano, o matemático foi eleito membro da Sociedade Real e premiado em Cambrigde. Aos 88 anos, em 4 de abril de 1923, o matemático faleceu.
Diagrama de Venn
O matemático John Venn desenvolveu os diagramas que levam o seu nome no século XIX, ampliando o que já havia sido desenvolvido por Leibniz e Euler. O diagrama de Venn foi publicado pela primeira vez na “Philosophical Magazine and Journal of Science“, no artigo “Da representação mecânica e diagramática de proposições e raciocínios”.
Qual o melhor Doodle do Google? Comente e opine no Fórum do TechTudo.
Desde a década de 1960, os diagramas de Venn foram introduzidos no ensino escolar de matemática, na aprendizagem da teoria dos conjuntos e de funções, como parte do movimento da Matemática Moderna.
Como foi feito o Doodle de hoje
O Google divulgou também detalhes de como foi o processo de criação do Doodle de John Venn. Um passo a passo, desde os primeiros rabiscos até o resultado final, está disponível no site google.com/doodles/john-venns-180th-birthday.
Os doodlers – designers de doodles do Google – decidiram criar “jogo”, com caráter infantil, pelo diagrama de Venn ser muito popular nas escolas. Segundo Mike Dutton, eles queriam algo que as crianças achassem divertido e educativo.