google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / CIDADES / Desembargador suspende decreto da Prefeitura de Aroeiras que proibia abertura de supermercados aos sábados

Desembargador suspende decreto da Prefeitura de Aroeiras que proibia abertura de supermercados aos sábados

A Associação ingressou com mandado de segurança contra o decreto do prefeito de Aroeiras, que determinava o fechamento do comércio em geral durante quatro sábados de abril.

O desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos decidiu suspender o decreto da Prefeitura de Aroeiras que proibia a abertura de supermercados aos sábados na cidade devido à pandemia do coronavírus.

O desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba concedeu tutela provisória de urgência após pedido da Associação de Supermercados da Paraíba.

A Associação ingressou com mandado de segurança contra o decreto do prefeito de Aroeiras, que determinava o fechamento do comércio em geral durante quatro sábados no mês de abril de 2020, incluindo o setor supermercadista.

A agravante alegou que, embora a medida de fechamento do comércio tenha sido tomada com vistas a preservar a população em geral do risco de contágio pela Covid-19, a inclusão do setor supermercadista na ordem de suspensão das atividades acabou por resultar em flagrante ilegalidade, por causar maior aglomeração da população nas lojas nos demais dias de semana.

Ao examinar o caso, o desembargador Abraham Lincoln destacou que a atividade supermercadista foi inserida dentre aquelas consideradas essenciais no momento da pandemia, a fim de que pudesse manter o atendimento ao público e impedir que a população fique desabastecida de itens de primeira necessidade, como os gêneros alimentícios, desde que observe as determinações para prevenção e controle para enfrentamento da Covid-19.

“Ocorre que o Decreto Municipal de Aroeiras nº 006/2020 entendeu por ser mais restritivo ao funcionamento das atividades comerciais consideradas essenciais, proibindo o funcionamento da maioria dos estabelecimentos comerciais, incluindo os supermercados filiados à impetrante, ora agravante, durante os quatro sábados do mês de abril do corrente ano”, ressaltou.

Confira a decisão

O relator concedeu a tutela provisória de urgência para suspender de imediato os efeitos do Decreto nº 006/2020 do Município de Aroeiras em relação às lojas do setor supermercadista, permitindo que possam abrir e exercer o comércio nos sábados, sob pena de multa no valor de R$ 50 mil, por sábado, em caso de descumprimento ou ação do município que implique em impedimento a abertura dos referidos supermercados.

Cabe recurso da decisão.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

Veja Também

Paraíba tem quase 800 casos de síndrome respiratória aguda, aponta boletim da Saúde

A Paraíba tem 766 registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de acordo com o ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: