google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / GERAL / Programa habitacional ‘Casa Verde e Amarela’ deve ter juros mais baixos que o ‘Minha Casa’

Programa habitacional ‘Casa Verde e Amarela’ deve ter juros mais baixos que o ‘Minha Casa’

O governo deve lançar em breve o programa Casa Verde e Amarelo, projeto habitacional que substituirá o “Minha Casa, Minha Vida”. 

A ideia do governo é não somente a construção de novas habitações mas também regularizar os imóveis de famílias de baixa renda, incentivando os juros baixos aos financiamentos imobiliários, e na retomada de obras já contratadas e que estão paradas. Fontes do setor dizem que a expectativa é de as maiores mudanças sejam para as faixas 1 e 1,5, e na forma de subsídio do programa.

A proposta prevê financiamento com taxas de juros menores e incentivos para legalização fundiária de cerca de 12 milhões de imóveis de baixa renda no país. O programa também prevê auxílio a pequenas reformas habitacionais em unidades definidas pelas prefeituras.

O ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, acredita que 1 milhão de famílias poderão ser beneficiadas “graças à redução da taxa de juros” prometida pelo governo.

A grande expectativa do mercado está na confirmação de corte da taxa de juros dos financiamentos, considerado crucial para atrair mais beneficiários ao programa habitacional que, mesmo durante a pandemia, tem tido aumento nas vendas. Segundo fontes, a ideia é uma redução de juros entre 0,25% e 0,5% para famílias que contam com renda de até três salários mínimos.

O lançamento do programa está atrasado na medida em que a expectativa do mercado era de que o anúncio fosse feito ainda no mês passado. A negociação emperrou na redução do juro dos financiamentos e na taxa de remuneração paga à Caixa, que é a responsável pela operacionalização do programa.

Ana Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do FGV IBRE, acredita que mudanças também na forma de financiamento com recursos do FGTS estão atrasando a divulgação das novas regras:

— O critério a gente ainda precisa conhecer e o volume de recursos para esta finalidade. Uma grande preocupação é com o fundo, o FGTS, por causa de saída de recursos que põe em questão a sustentabilidade do fundo. Além disso, mudanças nas forma de utilização do dinheiro do Fundo de Garantia depende de aprovação no Conselho Curador — lembrou Castelo.

A ideia era reduzir a taxa de administração da Caixa, de 2,16%, e passar a fazer o pagamento ao longo do contrato de financiamento. Atualmente, a Caixa recebe à vista por despesas administrativas, como registro de contratos e emissão de boleto.

Além disso, é necessário abrir espaço no orçamento do FGTS para reduzir o juro cobrado, atualmente de 5% ao ano, para 4%, na faixa 1,5 (renda familiar de até R$ 2.600) e de 0,5% na faixa 2 (até R$ 4 mil), que cobra 5,5% ao ano.

— Sem dúvida, o corte na taxa de juros seria um grande impulso para o mercado imobiliário — afirma Mariliza Fontes Pereira, presidente da construtora Riooito.

Segundo dados da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o “Minha Casa. Minha Vida” tem sido responsável por sustentar o resultado positivo das incorporadoras mesmo durante a pandemia.

No trimestre encerrado em abril, os lançamentos e vendas relacionados ao programa cresceram, respectivamente, 10,5% e 20,3%, compensando as quedas observadas para o médio e alto padrão, mais afetados pelas medidas restritivas nos centros urbanos.

O “Minha Casa, Minha Vida” respondeu por 81% dos lançamentos e por 73% das vendas realizadas nos últimos 12 meses.

— O “Minha Casa, Minha Vida” hoje tem três faixas. A maior mudança, para mim, será nas faixas 1 e 1,5. Acredito que para as faixas 2 e 3 acontecerão alterações para aperfeiçoar o programa. Este ano está sendo muito bom mesmo com a pandemia para as construtoras que trabalham com este segmento, o “Minha Casa, Minha Vida” foi a grande mola deste cenário — avalia Jamille Cavalcante Dias, diretora de Vendas e de Marketing da Riviera Construtora, acrescentando que a empresa alcançou a venda de 500 unidades em um bairro planejado que está sendo construído em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-340

Veja Também

CAI OUTRA NARRATIVA: Ida de Bolsonaro à embaixada da Hungria não configurou busca por asilo político, afirmou PGR

Ex-presidente passou duas noites na representação diplomática após ter sido convidado por cônsul. Jair Bolsonaro ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: