Home / GERAL / Fachin prorroga por mais 60 dias inquérito contra Renan Calheiros

Fachin prorroga por mais 60 dias inquérito contra Renan Calheiros

Brasil – O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, atendeu o pedido da Procuradoria-Geral da República e prorrogou por mais 60 dias um inquérito envolvendo o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

O processo está investigando supostos pagamentos feitos pela Odebrecht a Renan e ao ex-senador Romero Jucá, no valor de R$ 5 milhões, e tramita desde 2017.

“Defiro dilação de prazo à Polícia Federal por 60 (sessenta) dias para o implemento das diligências apontadas”, disse.A PGR afirmou no pedido, que “as evidências arrecadadas no inquérito” até o momento indicam que a empreiteira efetuou o pagamento de vantagem indevida aos senadores em 2014, como contrapartida à atuação dos parlamentares para a aprovação de uma medida provisória que estabeleceu regime de tributação vantajoso ao Grupo Odebrecht.

Entre as diligências solicitadas, estão a oitiva de quatro testemunhas, informações das viagens feitas de avião, em 2014, de um funcionário da Câmara que seria ligado a Renan, além do compartilhamento de provas de outros inquéritos que tramitam no STF.

Além disso, a PGR solicitou que os fatos investigados envolvendo condutas do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (MDB-RJ), sejam enviados à Justiça Federal de Brasília, porque o ex-deputado não tem mais direito ao foro privilegiado.

Neste caso, Fachin afirmou que o caso pode ser analisado posteriormente. “Muito embora não se depreenda prejudicialidade na cisão parcial ora almejada às diligências indispensáveis para o término das apurações, entendo que o pleito deve ser analisado após o retorno dos autos da Polícia Federal”, afirmou.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98669-7489

Veja Também

Auxílio Brasil de R$ 400 criado por Bolsonaro vai beneficiar mais de 600 mil famílias da Paraíba em Janeiro

Pelo menos 601.768 famílias paraibanas vão receber o Auxílio Brasil neste mês de janeiro, conforme ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.