google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / POLITICA / Fechado: Manoel Júnior será o vice de Cartaxo em João Pessoa

Fechado: Manoel Júnior será o vice de Cartaxo em João Pessoa

MANOELjunior_Wendel Lopes_1

O velho jargão do futebol diz que o jogo só termina quando acaba. É fato. Ninguém contesta esta máxima. Assim como ninguém contesta, também, que ela pode ser usada para explicar as coligações na política. Em João Pessoa, a tese do chapão começou como uma possibilidade pensada pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Muitos contestaram por que a proposta inicial era que marchassem juntos PSD, PSDB e PMDB. O problema é que os peemedebistas, notadamente o pré-candidato a prefeito Manoel Júnior, resistiam à proposta de vice na chapa do prefeito Luciano Cartaxo (PSD). Essa resistência não existe mais.

 

As conversas evoluíram muito na semana passada e chegaram maduras ao fim de semana. Manoel Júnior vai ser o vice na chapa encabeçada pelo PSD, numa articulação cujo resultado será oficializado nesta semana. Havia dúvidas principalmente em relação à chapa proporcional. Os peemedebistas rejeitaram a possibilidade de coligação com o PSDB, porque isso reduziria as chances de eleger uma bancada para a Câmara Municipal. O diretório espera eleger dois ou três vereadores. O problema foi contornado com o compromisso de que a sigla poderia se coligar, na proporcional, apenas com o PSC.

Manoel Júnior foi aconselhado a dar uma mergulhada, ou seja, sair dos holofotes por uns dias até o anúncio da coligação, o que deve ocorrer nesta semana, depois das pautas mais “pesadas” do Congresso. A Câmara dos Deputados vai eleger o novo presidente, na quarta-feira (13), e, antes disso, será votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o recurso do ex-presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A aproximação com Cunha, inclusive, foi um dos motivos para que a pré-candidatura de Manoel Júnior fosse minada pelos adversários e eleitores.

Os desgastes seguidos entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador José Maranhão (PMDB) também ajudaram a acelerar a aproximação dos peemedebistas do grupo adversário, comandado pelo senador Cássio Cunha Lima. O compromisso de Cartaxo para Manoel Júnior é o de que ele deixará o mandato em abril de 2018 para disputar o governo do Estado. O PMDB, com isso, passará a comandar a capital e ganhará fôlego para voltar a dar as cartas na política estadual no futuro. Entre PSD, PSDB e PMDB já está tudo certo. Resta esperar o apito final.

Veja Também

Ex-presidente Bolsonaro recebe títulos de cidadão paraibano e pessoense na ALPB

Foto: Reprodução O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu, na tarde desta sexta-feira (12), os títulos de ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: